arrow_backVoltar

No celular

Web móvel tem potencial enorme

10.10.08

Estudo do instituto de pesquisa Idate, publicado na quinta-feira (09), dá conta de que o acesso à internet via celular é um mercado "potencialmente enorme", mas pouco desenvolvido devido à falta de aplicações práticas.


"O mercado de internet móvel está em completa ebulição na ponta da oferta, ainda que esta não se tenha adaptado totalmente até agora. Mesmo assim, os usos reais e concretos continuam sendo relativamente modestos", disse Vincent Bonneau, responsável pelos serviços de internet do Idate.


"Trata-se de um verdadeiro mercado de massa cujo desenvolvimento será gradual devido à fragmentação tecnológica, à publicidade por enquanto insuficiente e aos serviços ainda não adaptados", acrescentou.


Os usuários se sentem muito insatisfeitos devido aos tempos longos de download, à incompatibilidade entre os diferentes sistemas e à ergonomia complicada, segundo o estudo.


O serviço mais utilizado de internet móvel é o de meteorologia, enquanto que no computador são os de comunicação, de serviços práticos (percursos, impostos etc.), comércio eletrônico e, em quarto lugar, entretenimento.


Atualmente, apenas 21% das pessoas com acesso ao celular contam com assinatura de alta velocidade que confere acesso à internet, e entre 10% e 15% dos usuários se conectam à internet ao menos uma vez por mês, ocasionalmente ou sem querer.


O Idate prevê que entre 40% e 45% dos usuários de celulares se conectarão de 2011 a 2012.


A telefonia móvel de terceira geração, que oferece acesso à internet em alta velocidade, contava com 260 milhões de assinantes no mundo no final de 2007 e deve atingir um bilhão de usuários em 2011.


As informações são da Reuters.

No celular

/