arrow_backVoltar

Na França

Carlos Saldanha apresenta trailer de Rio

06.12.10

Um dos criadores da trilogia blockbuster "A Era do Gelo", o brasileiro Carlos Saldanha, apresentou semana passada em Paris as primeiras cenas de sua nova produção, "Rio", uma história que tem como pano de fundo o Carnaval carioca.


Aos 42 anos, o prodígio dos estúdios Blue Sky, resolveu trocar os cenários e personagens da era glacial pela praia de Copacabana.

Coproduzido pela Fox, "Rio" conta a história de Blu, uma arara azul que sequer sabe voar, e que vem dos EUA para o Brasil conhecer não apenas seu país natal como também a vida fora da gaiola, ajudado por Perla, a última fêmea de sua espécie.


Antes de exibir as primeiras imagens da animação em um cinema da capital francesa, Saldanha explicou que o projeto ficou parado por quase três anos. "Depois de filmes onde só se falou de gelo, estava ansioso por voltar aos trópicos, criar algo a respeito de meu país, o Brasil, e minha cidade, o Rio, que eu deixei para ir para os Estados Unidos quando tinha 20 anos", contou.


Teve que concluir o terceiro episódio de "A Era do Gelo" --o maior sucesso de bilheteria de 2009-- antes de se dedicar a esta história que fala de aves, uma de suas grandes paixões. A história também permite que ele faça uma de denúncia, quando mostra traficantes que sequestram Blu e Perla.


"Quis criar um ambiente o mais próximo possível de minha percepção da cidade: toda vez que volto ao Rio tenho a impressão de que devo redescobrir meu país", explica.


Ele também teve que compartilhar o conhecimento sobre seu país com sua equipe americana. "Primeiro enchi duas malas com livros sobre o Rio, o Brasil e o Carnaval. Mas tive que explicar tudo, o tempo todo. Ao final de um ano, acabei levando seis membros da produção ao Rio".


A imersão cultural incluiu o desfile das escolas de samba no Sambódromo carioca. "Fotografamos tudo que faz essa cidade ser única, inclusive as plantas, as folhas, os insetos", recordou.


Veja o trailer aqui.


Leia matéria do UOL na íntegra aqui.

Na França

/