Fundação Conrado Wessel

Os vencedores do prêmio de fotografia

01.04.15

A Fundação Conrado Wessel (FCW) divulgou nesta terça-feira (31) os vencedores da 13ª edição do Prêmio FCW de Arte (Fotografia).

A primeira colocação ficou com Gabriel Monteiro Pinoti Affonso, de São Paulo, autor do ensaio “A Tropa de Elite”. O segundo e o terceiro lugares ficaram, respectivamente, com André de Libero Hauck Ferreira, com “Sombras”, e João Teixeira Castilho, com “Zoo”. Ambos são de Belo Horizonte.

Esta edição do Prêmio FCW de Arte reuniu trabalhos de 800 fotógrafos, com ensaios publicados e inéditos, originários do Distrito Federal e de 22 Estados brasileiros.

A Comissão Julgadora foi composta por Claudia Guilmar Linhares Sanz (professora e pesquisadora da Universidade de Brasília), Christian Cruz (editor de fotografia do jornal O Estado de S. Paulo), Daigo Oliva Suzuki (subeditor da Ilustrada, do jornal Folha de S. Paulo), Eugênio Sávio Lessa Baptista (curador do Festival de Fotografia de Tiradentes e professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais), Gilvan Barreto (fotógrafo), Joaquim Marçal Ferreira de Andrade (professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e pesquisador do Departamento de Iconografia da Fundação Biblioteca Nacional), José Afonso da Silva Junior (pesquisador e professor da Universidade Federal de Pernambuco), Juan Esteves (colunista da revista Fotografe Melhor), Ricardo de Leone Chaves (fotógrafo e colunista do jornal Zero Hora) e Ronaldo Entler (pesquisador, professor e coordenador da Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação da Fundação Armando Alvares Penteado).

O trabalho desses profissionais esteve sob a coordenação do professor Rubens Fernandes Junior, curador e coordenador do Prêmio FCW de Arte e diretor da Faculdade de Comunicação da FAAP.

A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 15 de junho, na Sala São Paulo, juntamente com a entrega do Prêmio FCW de Ciência, Cultura e Medicina.

Os 15 primeiros colocados integrarão uma exposição, a ser realizada no mesmo dia, e livro comemorativo do Prêmio FCW de Arte.

Leia anterior sobre o assunto aqui.

Fundação Conrado Wessel