arrow_backVoltar

Talento Design 2015

Os vencedores do concurso da Volkswagen

07.12.15

A Volkswagen do Brasil revela os vencedores da 17ª edição do "Talento Design", concurso voltado a estudantes de desenho industrial.

O tema deste ano, "Recortes do Brasil", propôs o desenvolvimento de um meio de transporte para o ano de 2025, que possa atender às diversas necessidades do Brasil (leia aqui).

São duas categorias: “Shape Design” e “Color&Trim”. Os autores dos três melhores trabalhos inscritos na primeira categoria e o melhor da segunda farão estágio remunerado de um ano na área de Design da Volkswagen do Brasil.

Na categoria Shape Design, os vencedores foram: Gabriel Tomio Zonta (1º lugar), 21 anos, estudante de Design de Produto da PUC Curitiba (PR), com o projeto “Volkswagen Wide”. O trabalho propõe um veículo anfíbio projetado para vencer as dificuldades de locomoção em áreas do Pantanal. Tem como principal funcionalidade grandes rodas inspiradas em “rodas de pá” de embarcações típicas da região. Trata-se de um veículo que não emite poluentes, com propulsão 100% elétrica.

Em segundo lugar, Felipe de Oliveira Mazzêo, 29 anos, estudante de Design de Produto na Universidade Positivo, de Curitiba (PR), com o projeto “Volkswagen Arara”, que propõe um veículo para uso de cientistas e pesquisadores na Floresta Amazônica. Conforme a necessidade, a cabine se desprende da base do veículo e pode sobrevoar áreas a serem mapeadas. O veículo também trabalha em modo anfíbio.

Michel Pereira Dias, 23 anos, estudante de Design de Produto da FMU, de São Paulo (SP), ficou em terceiro lugar, com o projeto Volkswagen Abequar”, um veículo-robô que acompanha seu proprietário nas mais diversas atividades esportivas, como rapel e escalada.

Já na categoria Color&Trim, o vencedor foi Lucas Cassim Caires, 20 anos, estudante de Design de Produto do Instituto Mauá de Tecnologia, de São Caetano do Sul (SP), com o projeto “Kene”, que prevê o uso de materiais e acabamentos sustentáveis, aliando design, qualidade e menor impacto ambiental possível. Inspirado na região Norte do Brasil, o projeto sugere uso de mão de obra e materiais locais.

Leia anterior sobre o assunto aqui.

Talento Design 2015

/