Mistério

Patrocinador do Corinthians sai de cena

08.03.16

No início de dezembro, o Corinthians anunciou como patrocinador do clube, em acordo válido para 2016 e 2017, a empresa Klar, que atua no segmento de limpeza (leia aqui).

No entanto, o Corinthians não recebeu absolutamente nada da empresa até o momento, segundo matéria do UOL. Há três meses, o clube exibiu o logotipo da Klar na manga da camisa, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, contra o Avaí. O nome da empresa também foi exposto nas placas de publicidades do Omni Resort, em Orlando, onde os jogadores do Corinthians treinaram quase todos os dias depois que voltaram de férias.

Segundo a reportagem, há algumas explicações para o fato. A primeira delas é que a parceria foi apresentada sem que um contrato estivesse assinado - haveria apenas um pré-contrato e a relação entre as partes teria 'azedado', pois Marcelo Prado, presidente da empresa, teria afirmado publicamente estar interessado na compra dos naming rights da Arena, o que teria gerado problemas para a direção corintiana.

Há outras possibiliades (leia no UOL).

Na época do anúncio do patrocínio ao Corinthians, o clube informou que a Klar seria gerida pela Tabor Chemicals, uma das empresas da "holding" Glaic. Também na ocasião, vários questionamentos foram levantados a respeito da companhia. O estudante de jornalismo Daniel Keppler, do blog Fiel Corinthiano, descobriu, entre outros fatos, que a Tabor Chemicals e a Poland Química estavam registradas no mesmo endereço em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, e que o suposto proprietário das empresas, que também seria dono da Klar, seria o nicaraguense Miguel Angel Larios Perez, que teria um time chamado Tigres do Rio, campeão duas vezes em divisões inferiores do campeonato carioca e que teria firmado acordo recentemente com o Corinthians, por meio do qual o time paulista mandaria jogadores para lá e teria prioridade de compra sobre jogadores do Tigre que se destacassem.

Quando procurou no site da Receita Federal sobre a Klar, Keppler descobriu que existiam apenas dois registros do nome “Klar” ligados a empresas do ramo de limpeza – e as duas foram fechadas: uma em 1994 e outra em 2015. E que no site Econodata, a Klar teria sido registrada com CPNJ inválido. Felipe Larios, executivo da Tabor Chemicals, afirmou que a Klar é uma marca da Tabor, criada com o objetivo da empresa penetrar no mercado brasileiro, e por isso não necessitaria de CNPJ, mesmo que o número, possivelmente, tenha existido no passado.

O site Torcedores.com também repercutiu o caso.

Mistério