Cannes Lions 2016

Snapchat vai lançar API no festival

18.06.16

Imran Khan trabalhava no Credit Suisse, com foco em investimentos na internet, e, em setembro de 2014, orquestrou o IPO do gigante chinês de comércio eletrônico Alibaba.

Três meses mais tarde, sua estrela brilhou de novo, e foi nomeado o primeiro chief strategy officer do Snapchat. Muitos analistas diziam que ele iria preparar a empresa para um eventual IPO. Mas, na verdade, as ordens do CEO Evan Spiegel a Khan eram mais fluidas do que se poderia imaginar.

"Antes, eu era, tipo, o empregado 171. Mas em uma pequena empresa, você não tem um cargo e um papel definidos, você apenas se joga e começa a fazer as coisas", lembra o executivo.

'Você só se joga e começa a fazer as coisas'. Essas 10 palavras poderiam servir como um manual conciso para os recém-chegados ao Snapchat.

É parte do trabalho de Khan, de 39 anos, "captar" o que a geração Y tanto ama no aplicativo. Os jovens transformam seus dias em episódios de reality show, com histórias de 10 segundos (o que o Snapchat chama de posts), compartilham com os amigos, usam um caleidoscópio de filtros coloridos, efeitos de troca de rosto e outras funções frequentemente consideradas meio "malucas".

Khan e seu exército (a empresa tem 900 funcionários), basicamente, mudaram o script da comunidade publicitária, que, há não muito tempo, considerava que a liderança do Snapchat era muito imatura para tirar partido ao máximo do seu estatuto de "ídolo" entre os millenials.

Apesar da desconfiança da indústria da propaganda, o Snapchat vem construindo rapidamente seu negócio de publicidade. No ano passado, o CEO Evan Spiegel teve um bate-papo com Joanna Coles, editora da revista Cosmo, em um painel aqui no Cannes Lions. E, nessa semana, quando a indústria se encontra novamente na Riviera, a empresa fará o lançamento do Snapchat Partners, sua aguardada API (application programming interface) de publicidade, que vai ligar mais de 20 empresas de tecnologia.

A API promete expandir dramaticamente a publicidade na plataforma, a longo prazo.

"Diferentes anunciantes têm objetivos diferentes, e nós só queremos tornar mais fácil para eles comprar anúncios na plataforma", explica Khan. "Queremos que [as marcas] tenham um lugar onde elas possam contar suas histórias de uma maneira melhor."

Com a API, os anúncios no Snapchat poderão, pela primeira vez, ser vendidos por terceiros. Haverá dois tipos de colaboradores: Ads Partners e Creative Partners. O primeiro grupo irá desenvolver software para os anunciantes do Snapchat, permitindo a compra, otimização e análise de campanhas. Entre os Ads Partners estão 4C, Amobee, VaynerMedia, Marca Networks, SocialCode, TubeMogul, Adaptly e Unified. Os Creative Partners, por sua vez, representarão uma mistura de players que têm afinidade com conteúdo social e experiência com 3V (vertical video views) do Snapchat, que a empresa pretende renomear nas próximas semanas como Snap Ads. Esse grupo inclui Big Spaceship, The 88, Alldayeveryday, Matte Finish, VaynerMedia, Virtue, Refinery29, BrandLab, Moment Studio, Stun Creative, The Mill, Studio Number One, MediaMonks, Unit9, Contented e Truffle Pig, que é a agência que o Snapchat lançou em Cannes no ano passado, em parceria com o WPP e The Daily Mail (é interessante notar que VaynerMedia é o único player que vai ser tanto um Ad Partner quanto Creative Partner, no lançamento).

Daqui para frente, Snapchatters começarão a ver peças publicitárias em vídeo - os chamados Snap Ads Between Stories - entre as histórias e mensagens dos seus amigos. Dez parceiros já estão testando o formato, incluindo a Universal Pictures, Paramount Pictures, Verizon, Procter & Gamble, Warner Bros e Express.

Snapchat está em Cannes com força total, patrocinando o evento e com sua marca estampada em um enorme painel frontal e em vários menores.

Leia matéria da Adweek, na íntegra, aqui.

Leia tudo do #ClubeinCannes aqui.

Cannes Lions 2016