Festival do Clube 2016

Trabalhar junto é o futuro para a produção multitela

10.09.16

Como produzir conteúdo em um mundo tão pulverizado em termos de plataformas e maneiras de se chegar ao consumidor? Para os participantes da palestra "Produção de conteúdo audiovisual para um mundo multitela", realizada na tarde deste sábado (10), sala Globosat, e mediada por Guilherme Jahara, CCO da F.Biz, a única forma é produtores, agências e clientes trabalharem juntos desde a concepção do projeto.

Para debater o tema, foram convidados o sócio e produtor executivo da Delicatessen | Your Mama, Mario Peixoto; a produtora e responsável pela coordenação do 4º Fórum de Produção Audiovisual da APRO (Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais), Naná Bittencourt; o diretor criativo da Vice, Murilo Megale; o sócio e diretor de cena da Boiler, Dulcídio Caldeira; e o gerente de marketing da SKY, Alexander Greif.

Peixoto afirma que as produtoras estão há anos se preparando para as mudanças vistas atualmente e que, mesmo assim, o desafio da infinidade de formatos e telas faz com que os produtores se deparem com uma incógnita com relação ao futuro. Para a produtora Naná Bittencourt, o grande segredo para uma boa produção é o tempo que se tem de pesquisa, de preparação. Ela acredita que isso pode ajudar a fazer com que nasçam projetos e formatos realmente inovadores.

Na opinião de Megale, atualmente, o público se transformou em audiência, deixando de ser apenas consumidor. “Por isso, é necessário que nós – produtores, clientes, agências – precisamos entender que ter cabeça de Publisher, pensando na formação e aproximação com essa audiência. Não basta aparecer apenas. Temos que construir uma relação com essas pessoas através do conteúdo, para que quando se for mostrar diretamente uma marca, ela faça mais sentido na cabeça das pessoas. Assim é possível dar mais efetividade ao comercial de 30 segundos”, analisa.

Para Greif, as produtoras estão sim preparadas para essas mudanças. “Antes, um cliente criativo era aquele que seguia as orientações dadas pela agência, que apontava quais os caminhos para inovar. Hoje, essas novidades tem sido apresentadas por empresas como Google, Facebook, ou pelas produtoras, que hoje tem funcionado como fonte de inspiração, de inovação”, analisa o gerente de marketing da SKY.

Caldeira acredita que a internet se apresenta como uma oportunidade gigantesca para as agências. “Quando você faz conteúdos para outras telas, que não a TV, você tem a possibilidade de ousar. Se as agências começarem a olhar e pensar mais para outras telas, estarão fazendo um ótimo exercício. As agências deveriam pegar parte da verba de mídia para gerar outros conteúdos e apostar em outras telas. Isso seria muito interessante para os anunciantes. E para elas também”, acredita o diretor da Boiler.

Jahara analisa que se está no meio do caminho entre as possibilidades que se tem e a viabilidade financeira, adequando o novo momento à verba dos clientes. “É muito importante que agências e produtoras aprendam juntas como criar para esses novos formatos. Num primeiro momento parece engessado, mas depois é libertador, principalmente quando se entende quais são as regras, os pólices que podemos utilizar para trabalhar esses conteúdos”, defende o COO da F.Biz.

Confira a programação completa do Festival, aqui.

Valerya Borges

Serviço: