arrow_backVoltar

Free the Bid

Apenas 9% dos comerciais são dirigidos por mulheres

04.10.17

Atualmente, menos de 7% de todos os diretores de cena são mulheres e apenas 9% dos comerciais são dirigidos por mulheres, de acordo com o movimento Free the Bid, que vem trabalhando para impulsionar esses números (referentes ao ano passado).

"As mulheres são tão talentosas. Queremos ver mais nomes de mulheres conhecidas saindo da boca das pessoas, assim como os dos homens", declarou à Adweek Emma Reeves, diretora executiva que lidera a expansão global do Free the Bid.

O movimento foi criado no ano passado pelo brasileiro PJ Pereira, da Pereira & O'Dell, e pela diretora de cena Alma Har'el, para que as agências passem a se comprometer, ao contratar empresas de produção, à apresentar às marcas pelo menos uma diretora do sexo feminino, entre uma lista de três profissionais indicados.

A iniciativa expandiu-se para o Brasil, México, Reino Unido, África do Sul e Austrália, e 40 agências e 10 marcas já assumiram o compromisso.

A mais nova empresa a aderir ao movimento é a HP. "Considero a Alma uma pioneira e inovadora. Nós compartilhamos um objetivo com o Free the Bid que é ver mais mulheres sentadas na cadeira do diretor", disse Antonio Lucio, CMO da HP, em comunicado.

Em conjunto com a causa Free the Bid, Lucio solicitou às agências da HP - BBDO Worldwide, Fred & Farid, gyro, PHD e Edelman - a contratação de mais mulheres e minorias, principalmente em cargos de liderança.

Desde que a BBDO assumiu o compromisso, em setembro passado, viu a oferta de diretoras do sexo feminino subir 400%, enquanto o número de mulheres realmente selecionadas duplicou. Fred & Farid disse que depois que assumiu a promessa, as diretoras do sexo feminino foram incluídas em sete dos oito projetos de produção cinematográfica criados na agência desde então.

"Free the Bid mostra que é preciso um compromisso real para alterar a proporção", defendeu Har'el em comunicado. "As raízes da desigualdade de gênero são profundas e estamos facilitando a descoberta de mulheres diretoras. A mudança drástica nos números é resultado de muitas mulheres e homens trabalhando juntos para garantir que as diretoras mulheres tenham um assento à mesa".

Esse ano, o Festival do Clube trouxe esta discussão no painel “Lentes femininas no comando”, mediado por Mariana Youssef, diretora de cena da Barry Company, e uma das líderes do movimento Free the Bid no Brasil (leia aqui).

Confira matéria da Adweek na íntegra aqui.

Free the Bid

/