arrow_backVoltar

CCXP Unlock: + proximidade com o mercado

Evento de cultura pop e negócios homenageia Nizan Guanaes

18.07.18

O Unlock, evento ligado à CCXP (Comic Con Experience), chega a sua quinta edição e busca ampliar a conexão entre a cultura pop  e o mundo dos negócios e das marcas. Serão dois dias de painéis (4 e 5 de dezembro) que discutirão oportunidades de investimentos e empreendedorismo na área de entretenimento. Entre as atividades, estão homenagens a alguns nomes da indústria criativa. No ano passado, o Unlock levou ao palco Marcos Mion e Alice Braga em um formato de painel chamado de Unlock Profile. Desta vez, um dos homenageados será uma das lideranças do mercado de comunicação: Nizan Guanaes, fundador do Grupo ABC.

Durante o evento, serão mostrados os resultados da pesquisa Geek Power 2018, estudo do grupo Omelete (um dos sócios da CCXP) que analisa os hábitos e padrões de comportamento do público que consome cultura pop no Brasil. Na programação, há ainda a apresentação de grandes cases de licenciamento e debates sobre a produção e a direção de séries e uma imersão no universo dos games, setor que tem ajudado a expandir a CCXP para outros lugares (como o Game XP, que foi lançado no Rock In Rio 2017 e que acontecerá este ano entre os dias 6 e 9 de setembro, no Parque Olímpico, no Rio).

Pelo segundo ano consecutivo, a curadoria editorial do Unlock está a cargo de Gustavo Giglio, sócio e diretor de marketing e novos negócios do Update Or Die. “A cada ano tudo cresce. A ideia (do Unlock) é entender o universo da cultura pop do lado de quem produz e conversar sobre como tudo isso contribui para o desenvolvimento da economia criativa”, conta.

Segundo ele, desde a edição do ano passado, a organização do Unlock vem sendo assediada por diversos players da indústria da comunicação. Veículos se interessam tanto pelo conteúdo quanto pela “possibilidade de parcerias e lançamentos de projetos, assim como plataforma de troca de ideias”. No caso das agências e dos departamentos de marketing, há a percepção da necessidade de renovação e atualização a respeito do potencial do setor.

Além de funcionar como um ponto de encontro entre executivos, produtores e diretores do mercado de entretenimento com profissionais de comunicação e outros interessados em investir no setor, o Unlock faz para os participantes uma prévia da CCXP, a maior comic con do mundo em número de público - foram 227 mil ingressos vendidos em 2017 (leia mais aqui). Na véspera da abertura oficial, o Unlock dá acesso ao espaço da convenção por meio da Spoiler Night, espécie de programa especial dentro da grade da CCXP. As atrações, os estandes e a feira estão liberados para quem acompanhar o Unlock. A Spoiler Night também tem ingressos disponíveis para o público geral.

Entre os nomes que estiveram no Unlock 2017 estão: Dan Lemmon (especialista de efeitos visuais com duas indicações ao Oscar, além de uma estatueta por Mogli – O Menino Lobo), Paulo Lima (fundador da Trip), Roberto Iervolino (gerente-geral da Riot Games no Brasil), Sérgio Sá Leitão (ministro da Cultura), Kondzilla e Miguel Vives (vice-presidente da Disney no Brasil).

CCXP Unlock: + proximidade com o mercado

/