arrow_backVoltar

Das artes às fritas

Ato de Banksy de triturar tela inspira peças para McDonald’s

09.10.18

O artista e grafiteiro inglês Banksy gerou inúmeras reportagens com a última peça que pespegou no mundo das artes. Uma pintura feita de seu famoso grafite “Girl With Balloon” foi leiloada na noite da sexta-feira passada, 5, por mais de um milhão de libras (equivalente a cerca de R$ 5 milhões) na casa de leilão Sotheby’s de Londres. Assim que o martelo foi batido, um triturador de papel instalado na moldura destruiu a obra. Em seu perfil no Instagram, o artista postou uma foto mostrando a tela sendo triturada com a legenda “going, going, gone”.

A atitude do artista, cuja verdadeira identidade é desconhecida, inspirou duas peças feitas para o McDonald’s. Também no Instagram, um diretor de criação sênior da TBWA\ANG, de Malta, Richard Agius, publicou uma imagem que se assemelha ao resultado da tela sendo triturada. A peça em questão exibe uma caixinha de batatas fritas de cabeça para baixo, com parte do famoso “M” desaparecendo. Na parte de baixo da moldura, surgem palitos de batata como produto do processo de trituração.

A DDB de Viena, por sua vez, publicou no Facebook uma versão de embalagem ultra minimalista. O símbolo do McDonald’s aparece de cabeça para baixo como se estivesse passando pelo triturador. No final da moldura, aparecem as batatas.

Banksy conta no Instagram que secretamente instalou o triturador na pintura há alguns anos. Veja aqui o post com vídeo, que mostra também a reação das pessoas diante do fato. O vídeo traz a seguinte citação, de Picasso: “The urge to destroy is also a creative urge”.

Leia mais na AdWeek

 

Das artes às fritas

/