arrow_backVoltar

Next Phase, Next Chapter

Nova rodada de mudanças na Ogilvy global

19.02.19

Um memorando enviado recentemente aos funcionários do grupo Ogilvy assinado pelo CEO global John Seifert, em que salienta que “mudanças são perpétuas”, sinaliza movimentos que devem marcar o ano da rede, bem como comunica promoções e desligamentos de executivos da companhia. Seifert afirma no documento, que teve o título de “Next Phase, Next Chapter”, que está orgulhoso do progresso dos últimos três anos que chamou de “a mais abrangente agenda de transformação” da história da companhia.

Pelo tom do memorando, a Ogilvy viverá uma fase intensa em 2019, com novidades que serão anunciadas ainda no primeiro semestre, como uma apresentação sobre o que é publicidade para a rede. Novos negócios deverão ser impulsionados, como na área de consultoria e a marca Ogilvy deverá ser valorizada, com operações sendo agrupadas.

Dentre as mudanças do momento, duas saídas: Stuart Smith, CEO global de PR, e Gunther Schumaker, que liderava a área de delivery. Schumaker, com 23 anos de Ogilvy no currículo, estava preparando o desenvolvimento da divisão Ogilvy Operating System, que deverá ser lançada globalmente em março. Ele deixou a empresa para assumir como Chief Revenue Officer da Venable LLP, em Washington.

Smith, que estava na Ogilvy desde 2011 (completando 15 anos no WPP), partiu para comandar a área de marketing da Vegolutionary Foods, uma empresa fundada por sua mulher, Gail Becker. O próprio Seifert responderá interinamente pelo time de PR. O CEO da Ogilvy diz, no memorando – ao qual a Adweek teve acesso (confira aqui) -, que será apresentado o novo modelo de liderança e as prioridades de crescimento da rede em meados de março.

Duas promoções também foram comunicadas. O líder de estratégia Antonis Kocheilas se torna o primeiro líder de Global Brand Strategy. Sob sua supervisão, está a estratégia da SC Johnson. Segundo Seifert, Kocheilas é um líder de pensamento prolífico e que irá formar uma equipe mundial de estrategistas voltados para as marcas, capaz de elevar a área de Brand Strategy a ponto de torná-la um capacitador para o surgimento de novos negócios entre os anunciantes já atendidos pela Ogilvy e futuros clientes.

A outra promoção é de Philip Heimann, que durantes dois anos e meio respondeu pela conta da SC Johnson. O cargo que irá desempenhar não foi esclarecido, mas será de liderança para as demais marcas que fazem parte do grupo: David (Miami e América do Sul), Ingo (Suécia), john st. (Canadá) e Coley Porter Bell (Nova York e Londres).

Publicidade, consultoria e saúde

Em março, será divulgada também a visão do grupo sobre publicidade, um esforço que está sendo conduzido por Adam Tucker, ex-presidente da Ogilvy Nova York. O conjunto de ideias sobre o que é publicidade será apresentado para o Worldwide Creative Council. Vale lembrar que em dezembro a rede divulgou o nome de seu novo CCO, Piyush Pandey, chairman da Ogilvy India (leia mais aqui). Pandey, que assumiu o posto em janeiro, é veterano dentro da Ogilvy (39 anos de atuação). Ele sucede Tham Khai Meng, que foi demitido da companhia em julho passado por “quebra de valores e códigos de conduta”, conforme um memo também de Seifert.

No documento, Seifert aborda ainda a Ogilvy Consulting, time que está sob comando de Carla Hendra, chief digital officer. Ele afirma que, a partir dessa divisão, aguarda novos negócios sem a necessidade de adquirir ou investir em parceiros (a Ogilvy já havia fechado uma parceria com a startup HundredX, especializada em analytics). Mais um destaque do memorando é o agrupamento de todas as empresas da rede voltadas para saúde sob uma bandeira: Ogilvy Health.

Os últimos anos não foram fáceis. Nosso mundo, nossos clientes, nossa indústria e nossos times experimentaram mais volatilidade e ambiguidade que poderíamos imaginar. Vivemos uma nova realidade a qual estamos todos nos adaptando para abraçar”, observa Seifert, completando desse modo a ideia de que a rede vive uma nova fase, um novo capítulo.

 

Next Phase, Next Chapter

/