Cannes Lions 2019

Brasileiros levam 16 Leões pra TBWAChiatDay NY

21.06.19

A dupla brasileira Ricardo Franco e Angelo Maia, ambos Associate Creative Director da TBWA\Chiat\Day NY,  saem do Cannes Lions 2019 com 16 Leões: 4 Ouros, 9 Pratas e 3 Bronzes, distribuídos em 7 categorias diferentes e para 2 trabalhos: "Billie Jean King your Shoes", para Adidas, e "The Fake Newsstand", para a revista  Columbia Journalism Review, este último tem outro brasileiro na ficha, o diretor de criação da agência, Gustavo Dorietto.

As categorias pelas quais os Leões estão distribuídos são: Outdoor, Direct, Design, Industry Craft, Print & Publishing, Brand Experience & Activation e Entertainment for Sports.

"Billie Jean King your Shoes" (teaser em vídeo abaixo), de Ricardo Franco e Angelo Maia, levou 10 dos Leões: 3 Ouros, 5 Pratas e 2 Bronzes. O case se inspira em um dos momentos icônicos da luta da tenista Billie Jean King por igualdade de gênero no esporte, quando, em 1973, ela quebrou barreiras e vestiu um tênis azul, então usado apenas por jogadores homens. Mas, ao invés de relançar o tênis azul para comemorar os 45 anos deste evento, lembrado como Batalha dos Sexos, a comunicação aposta no perfil transformador da atleta e pinta de azul tênis icônicos da marca. No US Open de Tênis, foram além e abriram o espaço para "King Your Shoes", independentemente da marca.

"The Fake Newsstand" , que além da dupla Ricardo Franco e Angelo Maia, tem o brasileiro Gustavo Dorietto, ganhou 6 Leões: 1 Ouro, 4 Pratas e 1 Bronze. Seguindo o conceito que tinham criado para a revista Columbia Journalism Review, e que mostrava, na campanha de lançamento, pessoas lendo jornais com manchetes como "Dad's Facebook Post", eles resolveram levar a ideia para o mundo físico. A aprovação da ideia levou alguns meses e quando aconteceu, o momento era perfeito: véspera das eleições para o Congresso nos Estados Unidos, com a imprensa Norte Americana alertando para o aumento de fake news nas redes sociais. A banca falsa foi instalada no Bryant Park, coração de Manhattan, em NY, com jornais e revistas que tinham manchetes falsas. A ideia era mostrar como algumas notícias eram abusurdas quando colocadas no mundo real. Além de viralizar nas redes sociais, a comunicação ganhou a atenção da imprensa e, agora, de vários jurados em Cannes. (veja o videocase abaixo).

Espie tudo o que aconteceu em Cannes aqui.

#ClubeemCannes

#ClubeemCannes2019