arrow_backVoltar

The 1619 Project

New York Times produz conteúdos especiais sobre escravidão nos EUA

14.08.19

Em agosto de 1619, cerca de 20 negros foram capturados e levados de Angola à costa da Virgínia. Eles foram prontamente vendidos a ricos latifundiários ingleses, preparando o terreno para a escravidão nos EUA durante séculos.

Para marcar o 400º aniversário da chegada dos primeiros africanos escravizados no que se tornaria os Estados Unidos da América, o jornal The New York Times está lançando o que chama de "The 1619 Project", uma série editorial de três meses ancorada por uma edição especial da The New York Times Magazine, que será lançada em 18 de agosto, dedicada à história e ao legado da escravidão nos EUA.

O projeto também incluirá uma série de áudio de cinco partes e eventos sobre o tema, em Nova York e Washington (assista ao primeiro deles, realizado nesta terça-feira, 13, no TheTimesCenter, abaixo).

A soma dos conteúdos será adaptada para uma iniciativa educacional projetada em colaboração com o Pulitzer Center e que será distribuída para escolas secundárias e universidades nos próximos meses.

Encabeçado pelo jornalista investigativo Nikole Hannah-Jones, que cobre a injustiça racial para o Times, o projeto recrutou escritores negros e artistas para contribuir, abordando temas como o impacto da escravidão nas práticas trabalhistas modernas e a influência da raça nos cuidados médicos.

Leia a matéria do AdAge na íntegra, aqui.

The 1619 Project

/