arrow_backVoltar

Visible thoughts

Jornal sueco evidencia preconceitos em campanha

30.08.19

Para mostrar a importância do jornalismo imparcial e bem apurado, o jornal sueco Göteborgs-Posten realizou o experimento social "Visible thoughts", em Gotemburgo, na Suécia.

A ideia foi buscar alertar o público contra o crescente preconceito em nossas sociedades, muitas vezes decorrente de fake news, que acabam ajudando a criar uma visão mais estreita e distorcida do mundo.

Durante o experimento, pessoas foram convidadas a se sentar em uma cadeira colocada atrás de uma vitrine. Quem passava pela rua, sem saber nada sobre quem estava do outro lado, exceto sua aparência, respondia algumas perguntas sobre ela. As respostas foram projetadas em tempo real na vitrine.

O objetivo foi iniciar diálogos sobre preconceito e incentivar as pessoas a quererem se conhecer fora de sua própria "bolha". Segundo o veículo, se "pudermos fazer as pessoas perceberem que todos temos preconceito, também podemos aumentar a tolerância para o que é considerado diferente."

A criação foi da agência sueca Stendahls.

Confira o videocase, abaixo.

Visible thoughts

/