arrow_backVoltar

Leia para uma Criança

Itaú mostra história do 1º colocado no exame da Federal do RN

08.10.19

A história do jovem Thompson Vitor, que passou em 1º lugar no exame do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) em 2015, é mostrada na nova campanha criada pela DPZ para promover a edição de 2019 do projeto “Leia para uma Criança”, do Itaú Unibanco e da Fundação Itaú Social.

A iniciativa distribui livros gratuitamente com o objetivo de incentivar a leitura na primeira infância.

Morador de Paço da Pátria, na zona Leste de Natal (RN), Thompson vivia com a família. Sua mãe, Rosângela Marinho, trabalhou como catadora de lixo para fins recicláveis. Em meio às suas atividades, a mulher procurava por livros descartados e lia as histórias para seus filhos.

Mais tarde, Thompson foi estudar em Fortaleza, quando ganhou uma bolsa de estudos da Organização Educacional Farias Brito. Ele seguiu estudando, passou em 1º lugar na IFRN e, atualmente, cursa Química na universidade de Rochester, em Nova York (EUA).

"Pela primeira vez, buscamos uma história real de superação por meio dos livros. É mais uma forma de comprovar o quanto é primordial o adulto entender a importância da imaginação e do acesso aos livros para o desenvolvimento das crianças", comenta Eduardo Tracanella, diretor de marketing institucional do Itaú Unibanco.

"Durante todos esses anos, passamos pelo lúdico, fizemos a fantasia se unir ao mundo real, abrimos uma nova frente focada em valores, representatividade e empoderamento feminino. Agora, temos um exemplo concreto do dia a dia, um incentivo para que ninguém deixe os livros parados. Até mesmo aqueles que são jogados fora têm potencial de transformar a vida das pessoas", defende o executivo.

A agência criou dois filmes (assista abaixo), rodados em São Paulo, um contado sob a perspectiva da mãe e o outro seguindo a visão da criança. Ambos chegaram à telinha na noite desta segunda-feira (07).

A trilha sonora foi gravada com um coral de crianças, reinterpretando a música "Dirty Paws", da banda Of Monsters and Men.

"Essa história de superação é a materialização do poder da educação e do papel que a leitura infantil tem de despertar o potencial de toda criança", destaca Rafael Urenha, CCO da DPZ&T.

Os filmes terão desdobramentos no ambiente digital, com pílulas com entrevistas de Thompson Vitor e Rosângela, falando sobre cenas dos comerciais.

A DPZ&T também assina ações em parceria com a Globo, que buscam execuções originais no formato de merchandising. A primeira delas irá ao ar nesta quinta-feira (10) durante uma cena da novela "Bom Sucesso". Paloma, personagem da atriz Grazi Massafera, será impactada pelo filme focado em Thompson Victor ao mesmo tempo que o público, num break exclusivo. Quando a novela retornar, Paloma falará sobre como ficou "encantada" com a história e pensará na possibilidade de promover uma palestra do jovem na escola. Na ação seguinte, que irá ao ar no capítulo da sexta-feira (11), Thompson, que está fora do país, fará questão de enviar um vídeo para passar uma mensagem à turma sobre o quanto a leitura é essencial para o desenvolvimento das crianças.

Ficha Técnica:

Cliente: Itaú Unibanco

Produto: Institucional

Campanha: Leia para uma criança

Data da Produção: setembro/2019

Título: “Busca da Mãe”, “Busca do Filho” e Flash Docs

Secundagem: 2x120”, 2x60”, 2x30”, 10x30” (Flash Docs), 2x10”, 1x5”

Direção Geral de Criação: Rafael Urenha

Direção Executiva de Criação: Rafael Ziggy

Direção de Criação: Silvio Amorim

Criação: Rafael Urenha, Silvio Amorim, Giampietro Zanon, Thomaz Dantas, Bruno Landi, Raphael Lucone, André Choairy e Vinícius Curi

Supervisão de Criação (Conteúdo): Mariana Hasselmann

Criação (Conteúdo): Marcel Macedo e Vitor Quinet

Atendimento: Gabriela Yamamoto, Manuela Codas, Lucia Correa, Mateus Carvalho e Ana Carolina Cavallini

Aprovação do Cliente: Eduardo Tracanella, Juliana Cury, Natalia Barreira, Luca Beer e Monique Pereira

Planejamento: Fernando Diniz, Kiko Steinhoff, Marcio Santos, Marianna Bolgheroni, Gabriel Cadete, Luana Sanches e Rafael Marquez

Mídia: Paulo Ilha, Clara Corrales, Tatiana Akemi, Artur Martins e Yasmin Gonçalves

Business Intelligence: Marcelo Azevedo, Gabrielle Paulino e Pedro Rogedo

Projetos: Marcos Yamamura, Michele Almeida e Marione Oliveira

RTVC: Ducha Lopes, Pity Lieutaud, David Barkan, Sthefany Nascimento e Michelle Teixeira

Produção Gráfica: Marcos Moura e Durval Brum
Artbuyer: Marcos Moura e Andrea Soeiro

Produção Digital: Leonardo Grana

Engajamento e Influência: Patrícia Capuchinho, Didi Blanco, Otávio Almeida e Mila Alves

Produtora: Saigon

Diretor: Vellas

Produtor Executivo: Marcelo Altschuler

Diretor de Fotografia: Augustin Claramunt

Diretor de Arte: Guilherme Marini

Assistente de Direção: Flavio Lanfredi

Coordenação de Produção: Carol Pessini, Marina Blum, Natália Cardoso

Atendimento: Fernanda Gomes, Jin Park, Tais Sanches

Montador: Rami d’Aguiar e Ivan Kanter

Finalizador: Fabio Abreu

Coordenadora de Pós-Produção: Virgini Fares

Pós Produtora: Nash

Produtora de Som: Satélite Audio

Direção Musical e Produção: Roberto Coelho e Kito Siqueira

Atendimento: Juliana Correa e Nicole Bonnet

Produção Musical: Hurso Ambrifi, Daniel Iasbeck, Mike Vlcek, Thiago Colli e Charly Coombes

Finalização: Ricardo Bertran, Celso Moretti, Carla Cornea e Angelo Colasanti

Coordenação de Produção: Ana Cordeiro, Karina Coviello, Mariana Tardelli e Rafa Oliveira

Assistente Geral e Finalização: Ian Sierra

Assistente Geral: Renan Marques

Produção Flash Docs: Saigon

Direção: LUMO (Luis Villaverde e Moira Soares)

Diretor de Fotografia: Chico Cobra

Assistente de Direção: Luciana Camargo

Montador: Paulo Miranda

Leia para uma Criança

/