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Destaques do Twitter

Veja as melhores campanhas do 3º trimestre

15.10.19

O Itaú é o destaque do terceiro trimestre entre as melhores campanhas do Twitter veiculadas de julho a setembro. A cada trimestre, a empresa anuncia as marcas que mais se destacaram na plataforma, segundo três pilares: estratégia de marca, estratégia de conteúdo e boas práticas de conteúdo em vídeo e uso de mídia.

O Twitter também elege a ação que reuniu os elementos de cada uma dessas vertentes para definir quem mais se destacou no período, título que ficou com o banco. No trimestre passado, a escolha ficou com a Natura (leia mais aqui).

Na avaliação dos três pilares, a rede aponta duas marcas que se sobressaíram entre aquelas que souberam aproveitar melhor os diferenciais da plataforma. As eleitas deste trimestre são Clear Shampoo, Ford Brasil, Guaraná Antarctica, McDonald's Brasil, Natura e Spotify Brasil.

Veja o destaque do terceiro trimestre:

Itaú (@itau)

A mensagem do Itaú no Rock in Rio foi focada em respeitar as diferenças e aproximar as pessoas por meio da campanha #BusqueAsDiferenças. Criadores com diferentes vivências, contextos e estilos participaram da ação. Os conteúdos foram criados 100% em tempo real e tiveram três frentes: 1. Squad Itaú - cobertura feita por um time diverso que realmente abraça as diferenças; 2. Drops audiovisuais - vários videomakers se espalharam pelo festival, abrindo e fechando o dia com conteúdos de alto impacto e efeitos visuais; 3. Cobertura Live - aproveitando os shows e as apresentações surpresa realizadas na Arena Itaú, os criadores realizaram transmissões ao vivo, levando a experiência dos espaços no Rock in Rio para quem estava em casa – além de captação do backstage, depoimentos dos artistas e da reação do público. As ações, feitas em conjunto pelo Itaú e pela Mutato, com apoio da Africa, além de produtoras parceiras, permitiram que a marca trabalhasse suas ativações com criatividade e no momento certo.




E agora as marcas que se destacaram em cada um dos três pilares estabelecidos pelo Twitter:

Estratégia de marca
(Marcas que foram capazes de analisar o comportamento do consumidor a partir das conversas no Twitter e aproveitaram a oportunidade para construção de marca na plataforma)

Natura (@naturabroficial)
Como parte de sua estratégia para rejuvenescer a marca, a Natura contou com o apoio do Twitter Next, time responsável por atuar em parceria com anunciantes e agências para desenvolver estratégias e experiências com foco nas pessoas e seus interesses. O objetivo foi orientar o trabalho de uma nova equipe dedicada ao engajamento da Natura em tempo real no Twitter. A partir dessa parceria, a estratégia da persona 'Nat' foi revista. 'Nat" é uma influenciadora digital 3D super antenada, a favor da diversidade e sustentabilidade que dá 'cara' ao perfil da marca na plataforma desde março de 2019. Para o Rock in Rio, 'Nat' fez a cobertura do evento de forma inédita, postando fotos e tweets em tempo real. O público passou a se identificar e se conectar com a 'Nat', interagindo em conversas na plataforma de maneira genuína.

Guaraná Antarctica (@guarana)
A campanha #CoisaNossa, do Guaraná Antarctica, mergulhou na cultura dos memes brasileiros para participar das conversas no Twitter de maneira orgânica e colaborativa. A marca selecionou perfis de influenciadores com relevância no Twitter para amplificar sua mensagem e apostou na regionalidade, resgatando o conceito do "orgulho de ser brasileiro". Como parte da ação, as pessoas podiam criar memes de acordo com os desafios propostos pelos influenciadores. Os autores dos melhores memes ganharam prêmios em dinheiro.




Estratégia de conteúdo
(Marcas que utilizaram criadores de conteúdo para estabelecer uma conexão com a audiência e levar sua mensagem de forma natural e autêntica)

McDonald's Brasil (@McDonalds_BR)
McDonald's lançou a campanha "Fome de Mc" com base numa conversa que já era forte entre os brasileiros, principalmente no Twitter. A partir do insight de que as pessoas na plataforma manifestavam naturalmente sua vontade de comer no Mc, a equipe de Art House (área do Twitter que auxilia marcas a criar diferentes conteúdos para a plataforma e se conectar com a audiência) reuniu um time de criadores para impulsionar a conversa e contar como eles se sentem quando estão com "FomeDeMc". Eles utilizaram memes, ilustrações, quadrinhos e até maquiagem para contar o que é a tal "FomeDeMc", contextualizando com alguma coisa que estava acontecendo no momento. Com esta campanha, criada em parceria com a DPZ&T, o McDonald's começou uma conversa por meio de uma linguagem divertida, conectando-se com o target jovem de maneira poderosa.

Clear Shampoo BR (@ShampooClear)
Para conversar como o fã de games de forma verdadeira, a marca lançou o #DesafioClear. A empresa convidou dois grandes nomes do mundo dos e-sports, YoDa (@StoneDYooDa) e ziGueira (@canalzigueira), para fazer transmissões ao vivo de seus jogos e convocou o público  para palpitar sobre quantas vezes eles coçariam suas cabeças durante a transmissão. Como prêmio, quem acertou o número ganhou um computador gamer completo. O desenvolvimento da ação contou com a ajuda de um criador que é gamer, o que permitiu que a Clear transmitisse as mensagens de seu xampu anticaspa com naturalidade. Foram criados também emojis com as caricaturas dos jogadores, ativados por meio das hashtags #DesafioClearZigueira e #DesafioClearYoda.




Boas práticas de vídeo e uso de mídia
(Marcas que foram bem-sucedidas no uso das boas práticas de conteúdo em vídeo e de mídia)

Ford Brasil (@FordBrasil)
Com o objetivo de destacar as principais qualidades do novo modelo Ecosport, a Ford contou com apoio do time de ArtHouse para a produção de vídeos que fossem capazes de demonstrar sensorialmente as vantagens de dirigir o veículo. Com vídeos curtos de 12 segundos e tweets assertivos que ajudam a complementar a mensagem, a marca atingiu a audiência da plataforma de maneira criativa e efetiva. A campanha teve a mídia dirigida pela GTB.

Spotify (@SpotifyBR)
A campanha #SoFaltouAquela, criada pela CuboCC, usou diversos formatos em vídeo para se conectar com a audiência que fala sobre música na plataforma. Com vídeos de até dez segundos que passavam a mensagem mesmo sem som, a marca aproveitou as conversas sobre Rock in Rio para dizer que o festival continuava no Spotify, onde estão disponíveis as músicas de que os fãs sentiram falta ao longo dos shows.

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