arrow_backVoltar

1º semestre de 2019

Mercado publicitário movimenta R$ 8,2 bi em compra de mídia

13.11.19

No primeiro semestre de 2019, o mercado publicitário brasileiro movimentou R$ 8,2 bilhões em compra de mídia, de acordo com o Cenp-Meioslevantamento feito pelo Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão) com 218 agências publicitárias (um aumento bastante significativo da base pesquisada: no ano passado, eram 78 agências, leia aqui).

Segundo o Cenp, o indicador cobre cerca de 70% dos investimentos em mídia no Brasil, estimados em relação ao Monitor Evolution, da Kantar Ibope Media.

A TV aberta mantém a liderança de captação de investimentos, tendo ficado com uma fatia de R$ 4,4 bilhões, 53,7% do total no semestre, uma queda em relação aos 54,7% no primeiro trimestre de 2019 (no levantamento trimestral, o Cenp-Meios levou em consideração dados de 214 agências, leia aqui).

O meio internet, que registrou share de 19,1% no trimestre, subiu para 20,2% de janeiro a junho deste ano, abocanhando R$ 1,7 bilhão.

Mídia out of home teve queda na participação, de 11,4% no primeiro trimestre para 10,9% no semestre, arrecadando R$ 891 milhões de investimento publicitário no período.

Espie, nas imagens acima, a participação de cada meio no total do bolo publicitário, bem como os investimentos por região.

No primeiro trimestre de 2019, a indústria movimentou R$ 3,8 bilhões em compra de mídia (leia aqui).

Leia anterior sobre o assunto, aqui.

 

1º semestre de 2019

/