‘Sangue Azul’

BuzzFeed e Blue Note SP fecham parceria e lançam documentário

14.11.19

Ir além do digital é a proposta do BuzzFeed Brasil ao fechar parceria com o Blue Note SP, casa aberta em fevereiro em plena avenida Paulista e que é filial do famoso clube de jazz de Nova York. O acordo já tem um projeto: o documentário “Sangue Azul”, uma produção do selo BuzzFeed Vozes, focado em diversidade, que traz também a assinatura do novo parceiro.

A missão do BuzzFeed é espalhar verdade e alegria pelo mundo”, diz Luciana Rodrigues, diretora geral do BuzzFeed Brasil. Parte disso é feito por meio de colaboradores e parcerias que reflitam esse posicionamento. O acordo fechado com o Blue Note materializou essa postura e permitiu que a empresa avance para a criação de projetos de experiência, um de seus focos.

O Blue Note é, desde 1981, um palco com alma no jazz, mas que abarca outras expressões artísticas, explica Flávio Pinheiro, sócio da casa, junto com Luiz Calainho. Pelo lendário clube de Nova York passaram diversos movimentos, entre eles o hip hop. Os sócios do espaço desejavam buscar uma empresa de conteúdo que tivesse a mesma alma. Foi quando se deu o match com o BuzzFeed, conta Pinheiro. “A gente quer abrir nosso palco para que se construam conteúdos. Adoramos o mix que o BuzzFeed oferece”, completa.

O primeiro projeto dessa parceria é o documentário que o BuzzFeed Vozes leva ao ar para marcar a semana da Consciência Negra. É o segundo criado pelo núcleo, que desenvolve e executa conteúdos por profissionais não-brancos. O primeiro trabalho do selo foi o documentário “A Voz Delas”, que analisa a história do rap pela ótica feminina (leia mais aqui) e foi lançado em setembro.

“Sangue Azul” conta a história de reis e rainhas pretos que viveram no tempo do Brasil escravocrata. São três episódios, feitos com material de pesquisa do historiador Alê Santos. Um deles trata de Chico Rei, ex-escravo que trabalhava em minas da região de Ouro Preto e conseguiu juntar ouro para comprar sua liberdade e a de outros escravos. Outro capítulo trata de Zacimba, princesa de Cabinda (Angola) que virou escrava no Espírito Santo e, depois de se livrar de seus torturadores, formou um quilombo e liderou revoltas até morrer em batalha. O último episódio relata a história de Manoel Congo e Marianna Crioula, que lideraram uma revolta na região de Vassouras (RJ) com 400 escravos em fuga. Eles fazem parte do projeto “Símbolos de resistência”.

Com o mini documentário - que será exibido entre os dias 18, 19 e 20 de novembro (veja teaser aqui) -, o BuzzFeed e o Blue Note pretendem tornar esses personagens mais conhecidos do público. “Falamos com 75 milhões de pessoas. Entramos com o papel de espalhar histórias”, afirma Luciana. De acordo com Gabriel Matos, o Sukita, diretor criativo do BuzzFeed e idealizador do Vozes, o projeto resgata origens ao buscar histórias que foram apagadas e que agora podem chegar ao conhecimento de mais pessoas.

Gaía Passarelli, editora de conteúdo, afirma que “Sangue Azul” foi pensado desde o primeiro momento para ser realizado com o Blue Note. Agora novos projetos da parceria estão sendo desenvolvidos e serão explorados pelas verticais do BuzzFeed. Uma das ideias está em criar conteúdo de temática LGBTI+. O BuzzFeed tem mais um selo especializado, o Queer, com profissionais LGBTI+. Como o Blue Note montou seu time de colaboradores com a preocupação de ter bastante diversidade, o projeto que for planejado pelo Queer terá a parceria da casa. “Blue Note é uma marca que representa democratização. E funcionamos como uma plataforma para gerar experiências”, sublinha Pinheiro.

Lena Castellón

Ficha Técnica: