arrow_backVoltar

Monteiro Lobato + Maurício de Sousa

'Caçadas de Pedrinho' agora com a Turma da Mônica

23.04.20

Neste Dia Mundial do Livro, celebrado em 23 de abril, Mauricio de Sousa lança o terceiro livro baseado na obra de Monteiro Lobato que traz a Turma da Mônica: "Caçadas de Pedrinho". Ilustrado por Mauricio, com adaptação de Regina Zilberman e tiragem inicial de 10 mil exemplares, o título será comentado pelo desenhista em live nesta quinta-feira no Facebook.

O tema da live de lançamento é "Como o Pedrinho do século XXI vai à caçada? Isso é politicamente correto?". O bate-papo acontece às 16h e contará com o filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé - que escreveu o texto da orelha do livro - e com a mediação de Taty Leite, do canal Vá Ler Um Livro. A transmissão será na página da Câmara do Livro no Facebook (clique aqui para acessar).

No ano passado, Mauricio e a Girassol Brasil Edições decidiram lançar a obra de Monteiro Lobato com os personagens dos quadrinhos. A coleção foi inaugurada com "Narizinho Arrebitado". Com dois meses de lançamento, o livro atingiu mais de 20 mil exemplares vendidos. Em seguida, foi a vez de "O Sítio do Picapau Amarelo", que teve texto de apresentação da atriz Nicette Bruno (que interpretou Dona Benta no seriado da TV Globo - o segundo a ser exibido pela emissora). As duas obras já venderam 30 mil cópias em 2019.

Em "Caçadas de Pedrinho", uma notícia alardeada pelo Marquês de Rabicó deixa preocupados todos no sítio: uma onça está rondando a região. Narizinho, Pedrinho, Emília e o Visconde de Sabugosa decidem improvisar uma caçada, mas sem avisar Dona Benta e tia Anastácia. Em meio às aventuras que a empreitada acabaria por demandar, um rinoceronte foge de um circo e parte para o sítio.

Mas e a caçada?

Adaptada para os tempos atuais, em que consciência ambiental é uma das pautas mais urgentes da sociedade, a trama teve trechos originais - com enfoques hoje considerados intoleráveis - editados. No livro adaptado para a Turma da Mônica, há notas de rodapé com informações complementares contextualizando diversas temáticas. A narrativa descreve o conflito entre humanos e animais de forma criativa e divertida.

Monteiro Lobato + Maurício de Sousa

/