arrow_backVoltar

For Once, Don’t Do It

Nike condena racismo, em comercial

01.06.20

Na semana passada, George Floyd, homem negro de 46 anos, morreu depois que o policial branco Derek Chauvin usou o joelho para pressionar seu pescoço contra o solo, na cidade norte-americana de Minneapolis, gerando uma onda de protestos nos EUA.

A Nike decidiu se posicionar sobre o assunto e lançou um filme (assista abaixo), criado pela Wieden+Kennedy de Portland, que aborda a questão do racismo ao trocar seu icônico slogan "Just Do It" pela frase "Don't Do It".

"Let’s all be part of the change", convoca o filme "For Once, Don't Do It", que traz um texto com letras brancas em um fundo preto, incentivando o público a não ficar calado ou dar desculpas, mas a fazer parte da mudança.

"For once, don't do it. Don't pretend there's not a problem in America. Don't turn your back on racism. Don't accept innocent lives being taken from us", defende a peça.

"A Nike tem uma longa história de posição contra intolerância, ódio e desigualdade em todas as formas", comenta porta-voz da empresa em comunicado. "Esperamos que, ao compartilhar este filme, possamos servir de catalisador para inspirar ações contra uma questão profunda em nossa sociedade e incentivar as pessoas a ajudar a moldar um futuro melhor".

Anteriormente, em 2018, a marca já havia entrado no debate da luta contra o racismo e da violência contra os negros, com o lançamento de uma peça publicitária com o jogador de futebol americano Colin Kaepernickda National Football League (leia e veja aqui).

 

For Once, Don’t Do It

/