Clube 45 Anos

Minha Estrela Inesquecível 6 (Mariana Borga)

01.06.20

O Clube de Criação faz 45 anos e, para dar tempero e sabor à comemoração, o Clubeonline está recebendo de criativos, produtores e diretores de cena depoimentos para a seção "Minha Estrela Inesquecível", que destaca as histórias que estão por trás de prêmios conquistados no Festival do Clube.

O prêmio inesquecível de Mariana Borga, diretora de criação da Wieden+Kennedy São Paulo, é nada menos do que a Estrela Preta do 44º Anuário do Clube de Criação (2019).

"A Boneca da Andressa", para Nike, foi inscrito na categoria Vestuário - Ação Promocional ou de Marketing Direto (leia aqui).

Premiação máxima do Anuário, a Estrela Preta é concedida desde 2012 para uma única ideia, considerada a "melhor do ano".

Leia abaixo o texto de Mariana:

"Ganhar uma Estrela Preta – talvez a única que ganhe na vida – já é inesquecível, em si.

Mas essa, a da Boneca da Andressa Alves, também é inesquecível por ter sido um dos processos mais complexos e inusitados de que já participei.

Como fazer uma bola que é uma boneca? Faz o desenho no couro e depois monta a bola? Pinta a bola? Qual o tamanho da bola? Se chutar, a tinta sai? Como faz a bola parar dentro da caixa? Qual o tamanho exato da faca para a cabeça aparecer mas a bola não girar?

Eu sei que, no fim do processo, já estava versada em todas as técnicas de tampografia (uma forma de estampar objetos tridimensionais), sabia quais dias da semana era possível entrar no presídio estadual que fabricava bolas de couro (uma possibilidade que cogitamos, mas não usamos) e nem acreditava que finalmente tínhamos chegado a uma versão final, depois de termos passado por pelo menos 10 mockpus e muitas técnicas diferentes.

Sobre esses mais de 10 mockups, uma curiosidade: eles continuam expostos lá na Wieden, lembrando a gente que o caminho pode ser tortuoso, feio (produzimos umas bolas medonhas), extremamente longo e cansativo. Mas, com resiliência, a gente chega lá."

Leia anterior, sobre a Estrela Inesquecível de Rodolfo Sampaio, aqui.

Leia também os depoimentos da série Por que o Clube faz parte da minha história?, aqui.

Clube 45 Anos