arrow_backVoltar

‘Mudança mais substantiva’

Uncle Ben's planeja 'evoluir identidade visual'

18.06.20

Logo depois que a PepsiCo reconheceu que sua marca Aunt Jemima é baseada em um "estereótipo racial" e anunciar que mudará o nome e a embalagem da linha de produtos (leia aqui), a marca de arroz Uncle Ben's comunica que planeja "evoluir sua identidade visual".

Sara Schulte, external communications manager da Mars Food North America, empresa controladora da Uncle Ben's, disse que a empresa está "considerando uma mudança mais substantiva" e que começaram esse trabalho "antes mesmo das notícias de Aunt Jemima".

A executiva não especificou como será a modificação ou em qual momento. "Estamos avaliando todas as possibilidades", comentou.

A marca tem origem no começo dos anos 1940. A empresa informa em seu site que o nome remete a um agricultor negro do Texas, conhecido como Uncle Ben, que cultivava arroz de alta qualidade e a imagem que aparece nas embalagens é de um garçom de Chicago chamado Frank Brown.

Estudiosos apontam que os negros eram chamados de "tio" ("uncle") e "tia" ("aunt"), entre outros, em sentido pejorativo, buscando inferiorizá-los, durante o período de segregação e discriminação após a Guerra Civil nos EUA.

Em 2007, Mars investiu US$ 20 milhões em campanha para reimaginar Uncle Ben's como presidente da empresa. Os consumidores puderam visitar um escritório virtual, que incluía os e-mails do presidente Ben, correios de voz, agenda, memorandos executivos e um retrato em uma moldura dourada.

Leia anterior sobre o assunto aqui.

‘Mudança mais substantiva’

/