Viva a Vida

Gisele celebra 40 com ação voltada para a Amazônia

20.07.20

Nesta segunda-feira, 20, Gisele Bündchen completa 40 anos. Para celebrar a nova idade, a modelo organizou uma ação que visa plantar árvores na Amazônia. Antes, ela tinha pensado em viajar com a família para a região e fazer o plantio para comemorar o aniversário. Com a pandemia, foi preciso redefinir o projeto.

Desse modo, Gisele elaborou uma ação que estimula outras pessoas a também ajudarem nesse plantio. De saída, ela doaria 40 mil árvores. Para ampliar a quantidade de mudas, ela buscou o apoio do Instituto Socioambiental (ISA) e a Rede de Sementes do Xingu.

Assim nasceu a campanha de doações Viva a Vida. Na plataforma criada para a iniciativa, é possível fazer lances de doações: uma árvore, cinco, dez, 10, 20 ou outra quantidade. Foi estabelecido o valor de R$ 5 por árvore.

Elas serão plantadas na região das bacias do rio Xingu e Araguaia. Somente o rio Xingu tem 22.500 nascentes. Aproximadamente 150 mil hectares de matas de beira de rio estão degradados. A arrecadação vai para o ISA, que irá coordenar o plantio.

Minha relação com o Xingu começou em 2004, quando visitei pela primeira vez uma aldeia indígena, pois queria entender como aquelas comunidades viviam. Foi nesse momento que vi de perto os problemas que eles vinham enfrentando devido ao desmatamento e à poluição dos rios e senti que precisava fazer algo para ajudar. Desde então, tenho trabalhado em causas para preservação da natureza”, contou Gisele, em comunicado.

Nessa ocasião, Gisele solicitou apoio à Grendene, com a qual tinha uma linha de sandálias com o seu nome, para gerar consciência e trazer recursos para a preservação da natureza. Parte do lucro da venda desses chinelos foi revertida para a causa socioambiental.

Nas redes sociais, a modelo lembrou que, depois disso, o primeiro projeto que apoiou foi uma campanha do ISA, "Y Ikatu Xingu - Salve a Água Boa do Xingu”, que acabou por gerar a maior rede de sementes nativas do Brasil. Gisele disse que, por meio da Rede de Sementes do Xingu já foram restaurados mais de 6,6 mil hectares (cerca de um milhão de árvores) de áreas degradadas.

A rede provê renda para 568 coletores, sendo que a maioria é formada por mulheres nativas do Xingu. “Fiquei muito feliz em saber que aquela sementinha plantada lá atrás deu lindos frutos”, declarou Gisele, nas redes.

Até o começo da tarde desta segunda-feira, 20, as doações já estavam garantindo quase 98 mil árvores. O marido de Gisele, Tom Brady também doou 40 mil árvores.

Viva a Vida