Vidas Negras Importam

W+K, Corinthians e CAM: racismo mata

14.11.20

No mês em que se celebra o Dia da Consciência Negra (dia 20 de novembro), a Wieden+Kennedy São Paulo idealizou um movimento que pretende evidenciar o fato de que o racismo mata (veja aqui). A iniciativa foi lançada pelos clubes de futebol Corinthians e Atlético Mineiro, em parceria com a revista Gama e a agência de jornalismo Alma Preta.

A campanha teve início com um minuto de silêncio antes de partida entre os times, neste final de semana, pelo Campeonato Brasileiro. Os jogadores e os treinadores dos clubes entraram no gramado da Neo Química Arena carregando camisas com os nomes de 24 vítimas da violência racial no Brasil, estampadas com o número 23, em referência a um triste dado: a cada 23 minutos, um jovem negro é assassinado no país.

Como parte da ação, foi criado um hub de conteúdo que traz as histórias das pessoas homenageadas em campo, resgatando suas trajetórias e lembrando quais eram seus planos e sonhos, por meio dos depoimentos de familiares e amigos.

Entre as narrativas estão a trajetória de Robson da Luz, jovem preso, torturado e morto pela Polícia Militar em 1978, cuja morte mobilizou a criação do Movimento Negro Unificado (MNU); da estudante Ágatha Féliz, baleada em 2019 durante uma operação policial; do garotinho de 5 anos Miguel, que morreu após cair de um prédio de luxo em junho de 2020; da vereadora Marielle Franco, morta a tiros em 2018; e do ajudante de pedreiro Amarildo Souza, desaparecido desde 2013.

O projeto pode ser acompanhado pelas hashtags #VidasNegrasImportam, #TireORacismoDeCampo e #ComRacismoNãoHáDemocracia e tem a parceria institucional da Coalizão Negra por Direitos.

Vidas Negras Importam