arrow_backVoltar

Grafite e luto

Beco do Batman é coberto de tinta preta, em protesto

01.12.20

Um dos pontos turísticos de São Paulo, o Beco do Batman, famoso por seus muros grafitados, se transformou no final de semana, em local de protesto pela morte do artista plástico e grafiteiro Wellington Copido Benfati, o NegoVila, no sábado 28. Antes coloridas, suas paredes agora estão cobertas de tinta preta, em sinal de luto.

Conhecido pelos grafites que pintava pela cidade e também por ser skatista, NegoVila nasceu e cresceu na Vila Madalena. Tinha 40 anos. No dia de sua morte, ele estava nas cercanias, com amigos, quando, de acordo com testemunhas, foi apartar uma briga em que estava outro amigo. Em meio à confusão, ele foi atingido por um tiro disparado por um policial militar, que estaria à paisana e estava envolvido na briga. O PM Ernest Decco Granaro foi preso. Ele alegou ter se defendido, mas testemunhas negam essa versão. O caso está sendo investigado pelo 14º DP, de Pinheiros.

Como protesto, diversos artistas pintaram as paredes do Beco de preto e escreveram mensagens como “Mais um pai de família morto pelo sistema, até quando?”, “Vidas pretas importam” e “Justiça”.

NegoVila era também rapper e assistente de produções de cinema e comerciais, conforme contou sua irmã, a enfermeira Tatiana Benfati ao G1. Ele foi enterrado com um de seus skates. O artista plástico deixa uma filha de nove anos.

Veja como ficou o Beco neste vídeo do Catraca Livre.

 

 

Grafite e luto

/