arrow_backVoltar

Blob Opera

Artista faz experimento de machine learning com Google

18.12.20

Um experimento de machine learning está sendo apontado como o melhor divertimento do Google neste final de ano. O Blob Opera é um trabalho do artista digital David Li, em colaboração com o Google Arts & Culture. A ideia é que cada um possa criar sua ópera - ou coral natalino - e compartilhá-la com amigos.

O Blob Opera oferece quatro vozesbaixo, tenor, mezzo soprano e soprano – para que o usuário possa fazê-las cantar da maneira que desejar. Ninguém precisa dominar técnicas de canto ou música para gerar sua ópera. O experimento utilizou Inteligência Artificial para entender como se apresentaria um cantor ou uma cantora de ópera, seguindo as orientações dadas pelo  usuário.

O que são os Blobs do experimento? São figuras animadas só com olhos e boca. Eles estão perfilados, esperando que mãos humanas os movimentem para cima e para baixo, ou para frente e para trás. Os movimentos geram os tons, as notas e o tempo que o blob canta. As vozes são harmonizadas pelo modelo de aprendizado da máquina.

O tenor Christian Joel, o baixo Frederick Tong, a mezzo soprano Joanna Gamble e a soprano Olivia Doutney gravaram cantos por 16 horas. Mas não são as vozes deles que são executadas no experimento. O material serviu para treinar a máquina. Quando se brinca com o Blob Opera, o que se ouve são sons que o sistema criou, com base no que aprendeu com os humanos.

A interação com os blobs pode ser gravada e compartilhada no Twitter, no Facebook, Pinterest e por e-mail. Também há opções de ouvi-los cantar músicas natalinas já prontas, como “Silent Night” e “Jingle Bells”. Elas também podem ser enviadas a familiares e amigos.

Acesse aqui para abrir o experimento.

Blob Opera

/