arrow_backVoltar

What Design Can Do

Seminário foca no desafio contra o lixo e o desperdício

16.03.21

Plataforma nascida na Holanda que trata do impacto social do design, o What Design Can Do promove nesta quarta-feira, 17, junto com o Museu do Amanhã, um seminário que debate como o planeta está se afogando em lixo e de que maneiras evitar esse problema. Organizado por representantes brasileiros (WDCD SP & Rio), o evento coloca também em pauta o combate ao desperdício e a importância da economia circular.

Esses temas serão abordados no seminário Design para Ação Climática, que terá a participação de palestrantes da Holanda, da Argentina e da Índia, além do Brasil. O evento é gratuito e terá transmissão, a partir das 9h30, pelo YouTube no canal do Museu do Amanhã e no perfil do WDCD no Facebook, com tradução simultânea e libras.

As atividades vão durar duas horas. Na abertura do seminário, o WDCD fará uma apresentação do desafio lançado para a comunidade criativa: o No Waste Challenge. Competição global que tem a parceria da Ikea Foundation, ela propõe a apresentação de soluções inovadoras para reduzir o desperdício e repensar o ciclo de produção e consumo.

O desafio está aberto a todos os interessados pela temática, de estudantes a designers, passando por empreendedores. Podem participar inclusive projetos já iniciados. As inscrições vão até 20 de abril. Os inscritos concorrem a dez mil euros em financiamento e na forma de um programa de desenvolvimento do projeto.

Briefings

A competição está focada em enfrentar o impacto do desperdício e do consumismo nas mudanças climáticas e tem três briefings, porém o desafio considera as características das seis regiões que fazem parte do programa do WDCD: Amsterdã, Déli. Cidade do México, São Paulo & Rio, Nairobi e Tóquio. Para cada uma delas, os organizadores apresentam análises, contextos, insights e casos.

Os três briefings se referem a: extrair menos (como podemos inspirar o uso de menos recursos naturais e consumir de forma mais consciente?), produzir bem (como podemos produzir produtos e materiais que são mantidos em uso e/ou regeneram sistemas naturais?) e descartar melhor (como podemos usar o lixo como um recurso ou descartá-lo de forma mais responsável?).

Em relação às propostas destinadas a São Paulo e Rio, o WDCD aponta que elas são as cidades mais ricas do Brasil e que também abrigam algumas das favelas mais populosas do país. “Isso cria grandes paradoxos, como o enorme desperdício diário de comida nas cidades enquanto outras partes da população passam fome”.

Outro ponto observado é a poluição no oceano. Os promotores do desafio indicam que ao menos 70% do lixo encontrado nas praias brasileiras é plástico, principalmente de embalagens. E eles chamam atenção para a situação de emergência na Baía de Guanabara.

Seminário

Depois da abertura e da apresentação do No Waste Challenge, será a vez do painel “Economia Circular na Prática - Conheça o novo modo de pensar e produzir, para reduzir nosso impacto no planeta”. Em seguida, haverá a mesa “A poluição por plástico no Brasil e os impactos nos oceanos”. A última será “A caminho do lixo zero: Brasil e Holanda. Exemplos de boas práticas da comunidade criativa nos dois países”.

Serviço

- 9h30 - Abertura.
Museu do Amanhã / Ricardo Piquet
WDCD SP&Rio / Bebel Abreu

- 9h40 - Economia circular na prática - Conheça o novo modo de pensar e produzir, para reduzir nosso impacto no planeta.
Ellen MacArthur Foundation / Mike Oliveira
Hub Economia Circular Brasil / Beatriz Luz
Feitosa Gourmet / Fabrício Goulart
ReNature / Felipe Villela
FarFarm / Mari Gatti
Mediação de WDCD SP&Rio / Bebel Abreu

- 10h30 - A poluição por plástico no Brasil e os impactos nos oceanos
Oceana / Lara Iwanicki e Ademilson Zamboni

- 10h45 - A caminho do lixo zero | Brasil e Holanda - Exemplos de boas práticas da comunidade criativa nos dois países
Trailer do filme “Presente à prova de futuro”
IED LAB MOB | YVY / Christian Ullmann
Sunne / Marjan van Aubel
Insecta Shoes / Barbara Mattivy
Twenty Care / Ilse Kwaaitaal
Stand UPet / Matheus Paiva
Conscious Designs / Rushabh Chheda
Mediação de WDCD Amsterdã / Lara Snatager

- 11h30 Encerramento
WDCD / Richard van der Laken

Em português no YouTube do Museu do Amanhã
Em inglês no Facebook do WDCD

Mais informações: instagram.com/wdcd_sp_rio e https://nowaste.whatdesigncando.com/pt.

What Design Can Do

/