arrow_backVoltar

Nota de Falecimento

Paulo Gustavo, aos 42 anos

05.05.21

Ator, humorista e dono da maior bilheteria do cinema brasileiro (em reais), Paulo Gustavo morreu nesta terça-feira, 04, aos 42 anos, por complicações da covid-19. Ele estava internado desde 13 de março no hospital Copa Star, no Rio de Janeiro.

A evolução do estado de saúde de Paulo Gustavo foi acompanhada pelo público. A família do humorista informava seu tratamento com transparência, demonstrando quão grave a doença pode ser e quão complexo pode ser o combate a essa enfermidade que está muito longe de ser uma gripezinha.

Paulo Gustavo foi intubado e teve progressos e pioras. Até que o agravamento de seu estado exigiu da equipe médica uma abordagem diferente e cara, a terapia por ECMO, que significa Oxigenação por Membrana Extracorpórea, quando os pulmões estão bastante comprometidos. Sua família pedia orações ao público e fazia alertas para que os cuidados contra a covid-19 não baixassem.

Quando seu estado parecia melhorar, nova reviravolta. No domingo 02, o humorista sofreu piora em suas condições ao ter uma embolia pulmonar. Na terça-feira, um boletim médico revelou que ele estava com um quadro irreversível, embora mantivesse sinais vitais. Às 21h12 foi constatada sua morte.

Entre diversos trabalhos, Paulo Gustavo será eternamente lembrado por uma personagem, dona Hermínia, que saiu dos palcos de teatros e virou filme de cinema e recordista de bilheteria. O ator se inspirou na figura de sua própria mãe para criar, em 2006, o monólogo “Minha mãe é uma peça”, que se tornou rapidamente sucesso.

O título foi parar na telona em 2013, estabelecendo uma franquia bem-sucedida. Três anos depois, entrou em cartaz “Minha Mãe é uma Peça 2”, pelo qual Paulo Gustavo venceu o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de roteiro adaptado – ele era também roteirista. O terceiro título da franquia, lançado em 2019, bateu o recorde de bilheteria nacional. "Minha Mãe é uma Peça 3" arrecadou R$ 143,8 milhões, assumindo o primeiro lugar nesse critério.

Em relação a ingressos vendidos, o terceiro filme da franquia detém a marca de 11,6 milhões, ficando atrás de “Nada a Perder”, cinebiografia de Edir Macedo, que tem 12,9 milhões, segundo a Ancine. Os dados relativos ao filme do pastor, porém, são controversos porque sobre ele pairam acusações de salas vazias, mesmo com vendas realizadas.

O ator e humorista também se tornou uma das referências do elenco do Multishow. Na terça-feira, 04, entre a programação dedicada à final do BBB21, que ocorreu na mesma data, o canal destacou que ele ajudou a transformar o Multishow.

Paulo Gustavo tinha dois filhos pequenos com o marido, o dermatologista Thales Bretas, com quem era casado desde 2015. Ele deixa também o pai, Júlio Marcos, a irmã, Juliana Amaral, e a mãe, Déa Lúcia Amaral, a inspiração de dona Hermínia.

Campanhas

O ator também participou de algumas campanhas publicitárias. Em alguns casos, incorporando a famosa personagem, que estreou seu primeiro comercial em 2015, para a rede varejista Mundial. Dona Hermínia esteve ainda em filmes para o Banco do Brasil (reveja aqui) e para Downy (veja os comerciais mais abaixo).

Um dos trabalhos mais recentes de Paulo Gustavo aconteceu já na pandemia, para a Consul. A marca convidou o humorista para desenvolver uma websérie em sua casa, fazendo com que ele compartilhasse com o público sua rotina durante o confinamento (relembre aqui).

Nota de Falecimento

/