arrow_backVoltar

O Espaço é Seu

O que uma mãe pode fazer por uma Diretora de Criação? (Melissa Pottker)

10.05.21

Esses dias ouvi a seguinte frase: "fulano virou pai e virou outro chefe".

Fiquei me questionando sobre isso, sobre se ser mãe impacta realmente na entrega do trabalho e no dia a dia com a equipe. Aí, cheguei nisso aqui:

Impacta no trabalho?

Opa. Você passa a olhar pro mundo de outro forma, então olha pro trabalho assim também. Passa a se preocupar mais com o recado que está passando, o que isso vai impactar na vida das pessoas. Claro que sempre procurando ser provocativo, cutucar, por o dedo na ferida, aquilo tudo que a gente gosta de fazer.

Traz mais empatia?

Acredito que sim, porque você passa a cuidar mais do recado dado e da equipe. O olhar de mãe passa a ser pra mais de 20 filhos. Você percebe particularidades, aprende a despertar talentos, a ouvir e conversar, passa a ser mãe de todos mesmo.

E preocupação de mãe, como fica?

Vai pra equipe também. Como a gente passa a olhar a equipe como filhos e filhos dão preocupação, não seria diferente. Se a pessoa não está bem, está meio triste, meio desanimada, rola uma sensibilidade para ver e perceber isso. Parece que a responsabilidade pelo bem estar geral passa a ser sua e é, na verdade. Então, rola um cuidado maior, uma defesa maior da equipe em todos os sentidos.

Traz mais felicidade?

Com certeza. Ter filhos não é nada fácil, mas traz uma felicidade danada. E ter mais de 20 pra falar no dia a dia, traz muito amô. A gente trabalha duro, mas se diverte.

Ser mãe melhora a Diretora de Criação?

Acredito que sim, mas não posso afirmar 100%.

Não tive a experiência de ser DC antes de ter filho. Não tenho um comparativo pragmático.

Por isso, aqui está o meu olhar sobre como uma coisa pode influenciar a outra.

Como pisciana com ascendente em virgem, sempre fui empática (peixes) e organizada (virgem).

Talvez, fosse uma DC parecida com o que sou hoje, só com mais tempo e uma pessoinha a menos pra me preocupar.

Isso tudo aqui não quer dizer que não tenham DCs incríveis que não sejam pais e mães. Da mesma forma, não quer dizer que DCs que são pais e mães sejam pessoas legais.

Mas se por algum momento alguém se perguntou se deveria ou não contratar uma mulher que é mãe como Diretora de Criação, espero que esse texto tenha ajudado a tirar algumas dúvidas.

Melissa Pottker, DC da BETC Havas, mãe do Sebastian e com o Santiago no forno

O Espaço é Seu

/