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Guerra do streaming

Diante da concorrência, Netflix aposta em games

20.07.21

A Netflix apresentou nesta terça-feira, 20, o balanço do segundo trimestre, que revelou redução do número de assinantes nos EUA e no Canadá, o que não acontecia desde 2019. Foram cerca de 430 mil usuários perdidos na base somada dos dois países. Como a projeção de crescimento de assinaturas se enfraquece devido à concorrência mais acirrada, a companhia informou que fará um mergulho mais profundo em games. Além disso, ela investiu, em junho, na criação de uma loja, na qual vende produtos relacionados a séries, como “Lupin”.

Em relação aos assinantes, no cômputo mundial, os dados são positivos. No período, a empresa conquistou 1,54 milhão de novas assinaturas, principalmente nos países asiáticos. Com isso, o total de usuários da plataforma chega a 209,2 milhões globalmente.

Vale lembrar que em 2020, o ano que transformou tudo no mundo, a Netflix teve um aumento de assinantes de 10,1 milhões no segundo trimestre.

A desaceleração também é alimentada pelo relaxamento das medidas restritivas adotadas para evitar a expansão da covid-19. Nos Estados Unidos, as pessoas têm saído mais. No ano passado, muita gente aderiu a uma assinatura para resistir melhor aos dias de isolamento. Um cálculo do eMarketer indica que a participação da Netflix no mercado de streaming de vídeo nos EUA cairá de quase 50% em 2018 para 30,8% no final deste ano.

Qual a saída diante do fato de que a concorrência aqueceu a disputa por assinantes? Games! A companhia informou que está na fase inicial da oferta de jogos por meio da plataforma. Eles estarão disponíveis para assinantes sem custo extra. O foco estará em games para celular primeiramente.

Na carta aos investidores, a Netflix disse estar empolgada “como sempre” com a oferta de filmes e séries, acrescentando que espera um aumento de investimento e crescimento em todas as categorias de conteúdo existentes – os formatos estão se ampliando na plataforma e é aguardada até mesmo uma novela brasileira.

Após quase uma década apostando em conteúdo original, a companhia afirmou que chegou o momento para aprender mais sobre como seus usuários valorizam jogos. "Vemos os games como outra nova categoria de conteúdo”, alegou na carta. Seu potencial de expansão foi comparado a dos filmes originais. A Netflix se envolveu com games com alguns títulos vinculados a sucessos como "Stranger Things" e "The Dark Crystal: Age of Resistance".

Outro caminho em que a empresa aposta suas fichas é na loja virtual que abriu nos EUA e no licenciamento de produtos. Afinal, é preciso diversificar suas fontes de receita. Em junho foi lançado o Netflix.shop, que combina artigos selecionados e associados ao conteúdo e uma experiência de compra exclusiva.

A loja irá ofertar regularmente edições limitadas de roupas e produtos ligados a estilo de vida vinculados ao conteúdo da plataforma e à marca. Entre os itens que entraram no Netflix.shop no lançamento estavam streetwear e bonecos baseados na série de animes “Yasuke” e “Eden” e itens de vestuário e decoração inspirados em “Lupin”, criados em colaboração com o Museu do Louvre. Como se vê, os produtos podem ser desenvolvidos em parceria.

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