arrow_backVoltar

Sobre Nós

Afetividades das mulheres negras em doc para GNT e Globoplay

23.07.21

Criado e dirigido por Naína de Paula, o documentário “Sobre Nós” estreia no Globoplay e no GNT neste domingo, 25, data em que se celebra o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha. A produção aborda afetividades das mulheres negras e traz experiências de vida de 11 brasileiras.

Sobre Nós”, que tem 60 minutos de duração, traz os depoimentos autobiográficos da escritora Conceição Evaristo; da atriz, cantora e compositora Jéssica Ellen; da cantora e compositora Luedji Luna; da atriz, cantora e escritora Elisa Lucinda; da cantora e compositora MC Carol; da escritora, arquiteta e urbanista Joice Berth; da jornalista Rosane Borges; da filósofa Katiúscia Ribeiro; da socióloga Bruna Pereira; da artista plástica Amanda Cursino e da artista contemporânea e DJ Marta Supernova, com performances visuais da própria Marta e de Madara Luiza, assistente de direção.

A iniciativa do projeto nasceu da experiência da diretora Naína de Paula como mulher negra no audiovisual. “O racismo nos fez acreditar por muito tempo que as nossas vivências não eram importantes. Precisamos recuperar o que nos foi roubado da nossa própria história. O filme se propõe a fazer esse resgate. Como estamos falando de afetos, e nem sempre damos conta de expressar o que sentimos, usei o simbolismo para retratar algumas situações”, conta.

Durante as entrevistas, o cuidado era para que todas as pessoas no set de filmagem fossem mulheres negras, da direção à operação de áudio. “Isso fez toda a diferença para que as entrevistadas se sentissem à vontade para falar de suas questões, e tudo que era dito gerava muita conversa e reflexão entre nós depois”, revela Naína.

Sobre Nós

/