EcoFriday

Ação do Mercado Livre envolve 6 países

23.07.21

Em sua 5ª edição no Brasil, a EcoFriday, uma campanha do Mercado Livre com descontos para produtos sustentáveis, começou nesta sexta-feira, 23, e vai até domingo, 25. A ação acontece simultaneamente em mais cinco países da América Latina: Argentina, Chile, Colômbia, México e Uruguai.

A data ajuda a ampliar o conhecimento e o acesso a produtos cujo consumo promove a redução de impactos negativos no meio ambiente ou a geração de benefícios socioambientais. Desde 2019, o Mercado Livre tem uma seção dedicada exclusivamente a esses itens, que estão distribuídos em 30 categorias como: Hortas e Composteiras, Reutilizáveis e Lixo Zero, Produtos Orgânicos, Beleza e Cuidado Pessoal, Moda, Produtos Reciclados , Casa e Decoração e Alimentação Saudável.

Mais de 3.400 usuários visitam diariamente a seção, segundo o Mercado Livre. A área tem curadoria especializada para garantir sortimento completo e visibilidade para empresas e empreendedores de impacto socioambiental. Dentre os itens mais procurados na plataforma estão bicicleta, garrafa e cápsula de café reutilizáveis, filtro de água, placa solar, hortas e composteiras, e produtos de higiene.

Hoje, a plataforma conta com mais de 10 mil empresas e empreendedores — cerca de dois mil no Brasil —, responsáveis pela oferta de mais de 33 mil produtos em toda América Latina. Entre eles estão reutilizáveis, compostáveis e feitos com materiais reciclados ou certificações específicas — como orgânicos —, contribuindo com a redução dos resíduos, das emissões e do consumo de energia.

A EcoFriday busca promover os itens da seção de Produtos Sustentáveis, oferecendo descontos aos consumidores e, principalmente, dando visibilidade a esses produtos e empreendimentos de impacto positivo”, declara Laura Motta, gerente de sustentabilidade do Mercado Livre. Ela explica que a campanha fortalece o posicionamento da companhia, que acredita que o varejo pode contribuir para a promoção de um consumo mais responsável ao disponibilizar informações e dar destaque a produtos mais sustentáveis por meio da comunicação.

O sortimento de produtos vem crescendo ano a ano. “Desde 2020, temos um estudo anual sobre os hábitos de consumo de produtos sustentáveis no nosso marketplace, que nos ajuda a seguir desenvolvendo a oferta por meio de ações promocionais, parcerias e programas de capacitação. Isso contribui ainda para potencializar a qualidade da experiência do usuário e as vendas de empreendedores do segmento de produtos de impacto positivo”, destaca Laura.

EcoFriday