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Plantão #CodeRed

Marcas e agências: vamos falar sobre o alerta da ONU?

13.08.21

O Clubeonline está repercutindo nesta semana o relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC, na sigla em inglês), ligado à ONU, que lançou novo alerta ao mundo sobre a crise climática. De acordo com esse documento, elaborado com a contribuição de 234 cientistas de 66 países, muitas alterações já vistas no clima serão "irreversíveis ao longo de centenas e milhares de anos".

Por isso, a ONU anunciou que o relatório é “um código vermelho para a humanidade”. Os sinais estão aí: aumento de ondas de calor, alagamentos e inundações e outros eventos climáticos extremos.

A expectativa, a partir dos dados divulgados, é que governos se preparem para apresentar planos de redução de emissões na Cúpula do Clima, a COP-26, marcada para novembro em Glasgow, na Escócia.

Mas a ONU espera uma aliança de forças. Para o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, não apenas líderes de governos, como de empresas precisam se unir em torno de políticas, ações e investimentos para limitar o aquecimento da temperatura e evitar uma catástrofe climática.

Nosso plantão #CodeRed está procurando agências, marcas, produtoras e especialistas para discutir o assunto, que o Clubeonline acompanha pelo site e fomenta pelo Festival do Clube. Afinal, o alerta dado pelo IPCC está reverberando no mercado de comunicação? Muda ou reforça estratégias e destinos? Ou abordagens sobre o tema são usadas basicamente para melhorar imagem de marca?

A série abriu com o depoimento do professor Raoni Rajão, da UFMG, um dos convidados do Festival do Clube, que chega à 9ª edição e acontece entre os dias 22 e 23 de setembro (leia aqui o comentário desse especialista em gestão ambiental).

Agora a palavra está com Rui Branquinho, cofundador e CCO da agência GiveBack, que desenvolve projetos de comunicação criativa com resultados mensuráveis e que tragam benefícios para a empresa, para a sociedade e para o mundo.

Repetimos durante anos que os dados sobre as mudanças climáticas eram um sinal amarelo para a sociedade. O secretário-geral mudou a cor desse sinal, após a divulgação do relatório do IPCC: é um alerta vermelho.

Se isso não funcionar, o dado que 91% dos millennials esperam que as empresas invistam mais em projetos sociais e sustentáveis – segundo o IPSOS Corporate Reputation Social Trends 2019 – talvez funcione.

Não há opção para marcas e empresas: é fazer e informar. Fazer de maneira real e mensurável, de acordo com seu tamanho e capacidade. E informar para que seus consumidores sintam a cumplicidade das companhias em relação à solução de causas urgentes para eles.

Como há diferentes tipos de consciência em relação a isso, muitas mudanças podem e devem acontecer não apenas na comunicação, mas também nas estratégias como um todo”.

Quer participar deste plantão? Escreva para redacao@clubedecriacao.com.br.

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