arrow_backVoltar

Pinterest Predicts

Buscas dos usuários apontam para + de 175 tendências em 2022

07.12.21

O Pinterest divulga nesta terça-feira, 07, o relatório Pinterest Predicts, documento que faz uma análise de tendências a partir do estudo das buscas feitas por seus mais de 400 milhões de usuários. Segundo a empresa, oito em cada 10 previsões feitas em 2021 viraram realidade.

O relatório ressalta que as pessoas recorrem à plataforma para planejar o futuro. Frequentemente. os usuários buscam referências para um look, receitas, festas ou decorações. Ou para organizar viagens. "As pessoas vêm ao Pinterest para planejar o que farão em seguida, o que nos permite ver o futuro primeiro. Analisando cuidadosamente os dados de pesquisa e comportamento em nossa plataforma, podemos prever o que será tendência meses antes de se tornar popular, e não apenas o que é tendência agora. Esse é apenas um dos motivos pelos quais nosso relatório anual é tão esperado por consumidores, criadores e anunciantes", declarou Andréa Mallard, CMO do Pinterest.

O relatório é separado por temas. Em Beleza, por exemplo, uma das tendências são os cabelos volumosos. De acordo com o Predicts, “os cabelos estão cada vez mais livres, naturais e armados”. Termos que ganham evidência nesse sentido são space buns e coque puff duplo. Outras tendências são joia de dente, orelha com vários piercings, unhas do pé decoradas e maquiagem com strass.

Larkin Brown, diretora de core research do Pinterest, revelou que o relatório deste ano é o maior de todos. “Identificamos mais de 175 tendências diferentes que esperamos para 2022 e fizemos parcerias com criadores de todo o mundo para dar vida a essas ideias, inspirando os usuários a experimentá-las. Há uma tendência para todos”, afirmou No caso dela, a tendência que selecionou como favorita é “Alt-bashes”, um termo que o Pinterest adotou depois de ver um aumento nos termos de pesquisa para celebrações para tudo. “Desde ‘ideias para festas de divórcio’ a ‘ideias para festas de aniversário de animais de estimação'", completou.

No item Comemorações, o documento aponta que em 2022 não vão faltar motivos para celebrações. “Pessoas de várias gerações estão mais atentas a datas e ocasiões que antes passavam batidas, como a adoção de uma criança, a saída dos filhos da casa dos pais e até um divórcio”. Entre as ideias de festas que devem surgir no próximo ano estão, além das feitas para comemorar a adoção de crianças e de marcar um divórcio, estão as comemorações de aniversário com o tema “adote um bichinho”, um bolo de fim de namoro e até ensaio fotográfico de ninho vazio.

Na Moda, o xadrez, o gótico e o arco-íris são tendências. No Lar, depois de encher a casa de plantas, millennials vão transformar os próprios ambientes em vaso. As pessoas vão buscar ideias e soluções que integrem o interior e o exterior da casa para aumentar o bem estar. Isso quer dizer jardim escada, teto floral e arquitetura biofílica (de biofilia ou amor à vida ou aos sistemas vivos, o que integra a natureza à estrutura da casa).

Em relação a Alimentos e Bebidas, um dos pontos altos do ano que vem será o chá da tarde. De acordo com o Predicts, ele é o novo happy hour. “Em 2022, o chá não vai ser só uma bebida: vai se transformar em estilo de vida. Além de temas de festas e receitas, pessoas de todas as idades também estão pesquisando fotos e ideias que celebram o momento de relaxamento e a estética do chá”. Entre as pesquisas, destacaram-se “comidinhas para o chá da tarde”, “festa chá da tarde vintage”, “chá azul” e “pose tomando chá”.

Na parte de gastronomia, a tendência é a ancestralidade à mesa. Em vez de receitas inovadoras, culinária tradicional, mas raiz, por assim dizer. O Pinterest destaca pratos de diferentes países e culturas – e com história. Em foco, receitas norueguesas tradicionais, receita filipina autêntica, comida tradicional russa e pratos tradicionais da África do Sul, bem como culinária tradicional árabe.

Quanto a Viagens, o relatório aposta no brilho no escuro. “Os momentos mais inesquecíveis de 2022 vão acontecer depois do pôr do sol. As viagens, as paisagens e as reuniões de amigos serão registradas em fotos incríveis" com uma estética noturna e brilhante. Entre os termos evidenciados pelo Predicts estão viagem de carro aesthetic, bioluminescência aesthetic, mar e praia à noite e Londres à noite.

O relatório completo pode ser conferido aqui.

Pinterest Predicts

/