Cannes Lions 2022

Composição racial do time de jurados do Brasil é questionada

04.05.22

Uma carta publicada nesta quarta-feira, 04, em uma página na internet questiona por que o Cannes Lions 2022não conseguiu selecionar um time de jurados brasileiros” que possa refletir a composição racial do país. A mensagem é dirigida a Simon Cook, CEO do festival, e traz a assinatura do coletivo Papel & Caneta, com apoio da Chapa Preta – que venceu no ano passado as eleições para estar à frente do Clube de Criação até 2023 (leia aqui) –, do hub criativo Auê e do conselho do coletivo Publicitários Negros.

O texto da carta começa assim: “É possível que a maioria dos criativos brasileiros que você conhece sejam brancos, mas a verdade é que mais da metade da população brasileira é negra”. Os signatários da mensagem perguntam por que apenas um dos jurados escolhidos pelo Brasil é negro.

Este ano, foram selecionados 23 profissionais para representar o país. Entre eles está Angerson Vieira, da Africa, na categoria Direct. Os demais são: Renato Zandoná (Droga5 – Brand Experience & Activation), Laura Chiavone (Meta - Creative Business Transformation), André Gola (Lew'Lara/TBWA - Creative Commerce), Gláucia Montanha (Artplan & Convert - Creative Data), Mariana Gordiho de Sá (W/McCann - Creative Strategy), Marco Giannelli “Pernil” (AlmapBBDO - Design), Luciana Haguiara (Media.Monks – presidente de júri de Digital Craft), Sophie Schonburg (Africa – Entertainment), Bruno Brux (GUT São Paulo - Entertainment Lions for Music), Beto Rogoski (VMLY&R - Entertainment Lions for Sport), Paulo André Dantas Garcia (Zombie Studio – Film Craft), Renata Leão (David Brasil – Film), Rafael Pitanguy (VMLY&R – Glass), Patricia Corsi (Bayer Consumer Health – presidente de júri de Health & Wellness), Carolina Lobo (Weber Shandwick - Health & Wellness), Saulo Rodrigues (R/GA - Industry Craft), Mauricio Almeida (Publicis Brasil - Media), Gabriela Hunnicutt (Bold – Outdoor), Patrícia Ávila (JeffreyGroup – PR), Laura Esteves (Galeria - Print & Publishing), James Feeler (Jamute – Radio & Audio) e Luiz Sanches (North America BBDO & AlmapBBDO – Titanium) - confira todos os jurados brasileiros, entre os que atuam no país e fora, aqui.

O documento, que tem duas versões (inglês e português), continua: “Entendemos que não é uma tarefa fácil selecionar um júri e que muitos fatores precisam ser considerados, mas nós, como indústria, estamos com pressa para realizar as mudanças urgentes que estão nos impedindo de construir esse futuro inovador. Não podemos ficar calados diante da falta de inclusão e representatividade que é hoje um dos maiores motivos - se não o maior - de atraso da criatividade do Brasil e de toda a sociedade.

As indústrias criativas e publicitárias no Brasil fizeram um imenso progresso nos últimos anos quando se trata de inclusão e empoderamento de profissionais criativos negros. Seria uma pena que uma organização internacional como o Cannes Lions não igualasse esse progresso na seleção do júri.

A pergunta que temos para você, Simon: se os critérios de Cannes não contemplam essa inclusão e essa representatividade, o que precisa mudar não seriam os próprios critérios?

Acreditamos que você tem o poder para mudar essa decisão e fazer a diferença. A imagem dos jurados brasileiros que vemos em 2022 reflete exatamente um dos maiores problemas que temos no Brasil e não devemos esperar mais um ano para ver essa mudança acontecer”.

A carta tem um botão para fazer a mensagem chegar a Simon Cook via Twitter.

Resposta do Estadão

Representante oficial do Festival no Brasil desde 2001, o Estadão encaminhou resposta para o Clubeonline a respeito da carta. A empresa disse que "tem como uma de suas atividades fazer indicações de nomes para os júris do Cannes Lions Festival, sempre buscando equilíbrios de raça e gênero. Porém, a escolha final sobre o júri é de responsabilidade do Lions, que leva em conta, também, outros critérios para a tomada de decisão. Ressaltamos ainda que o Lions recebe indicações de toda a comunidade criativa".

A organização do Cannes Lions também foi procurada pela redação. Publicaremos a resposta caso seja enviada.

Cannes Lions 2022