Cannes Lions 2022

Papo com Jurados: Hugo Veiga / Mobile (presidente)

19.06.22

Papo com os Jurados - Cannes Lions 2022

Hugo VeigaGlobal Chief Creative Officer da AKQA. Presidente do júri de Mobile Lions.

Clubeonline - O Cannes Lions volta a ter uma configuração mais parecida com a que conhecíamos antes da pandemia. Você espera encontrar mudanças nesta edição presencial?
Hugo Veiga - Pelo que entendi até agora, o público vai encontrar uma configuração semelhante à edição de 2019. O programa está cheio de grandes nomes e de assuntos relevantes e vendo a quantidade de pessoas que está indo, a Croissete vai encher. Estou curioso para entender se teremos tantos espaços de empresas de tecnologia como em anos anteriores.

Clubeonline - Quais expectativas para sua categoria, tanto em termos globais quanto em termos de Brasil?
HV - Como se fala por aí, “o segredo da felicidade é a baixa expectativa”. Mas… ficaria muito feliz ao encontrar ideias que se inserem na categoria mobile, mas que têm o poder de representar a nossa indústria além de categoria. Ideias que viram uma plataforma para novos projetos em Cannes 2023. Ideias que inspiram novos jeitos de pensar e, acima de tudo, de se comportar como indústria. O Brasil tem evoluído muito nessa categoria. No ano passado, dois Leões de Ouro foram para o país e, durante 2021 e 22, foram produzidos projetos grandiosos que vão além de uma simples ativação.

Clubeonline - Você acredita que o resultado de Cannes irá de alguma forma refletir mudanças que a pandemia causou no mundo e, consequentemente, na comunicação?
HV - Para se ganhar em Cannes, contexto é essencial. E o mundo inteiro mudou após a pandemia. Apesar de não existirem tantas peças que aludem à pandemia como na edição passada, as ideias deste ano já respondem a hábitos, necessidades e inovações nascidas desse período. No entanto, é bom salientar que criatividade é atemporal e, mesmo numa categoria mais tecnológica como a minha, foram várias as ideias que poderiam ter nascido há anos atrás.

Clubeonline - Diversidade e inclusão, balizas na construção de uma sociedade melhor e, consequentemente, de um novo mercado de comunicação, devem ser percebidas com ainda maior ênfase nas campanhas de 2022?
HV - Felizmente, a sociedade e, consequentemente, a nossa indústria, têm agido mais ativamente na implementação de práticas que promovem diversão e inclusão. Esse movimento tem se expandido na área de casting, equipes de produção, criação e lideranças, o que impacta o produto final que é avaliado nas diferentes categorias. Mesmo os grupos de jurades têm se tornado mais diversos, o que ajuda também a uma avaliação mais abrangente e inclusiva. De salientar que ainda longe de um padrão equitativo, mas é de louvar que pelo menos estamos caminhado na direção certa.

Clubeonline: Da programação de palestras, reduzida este ano, algo chamou sua atenção?
HV - Tem várias palestras que gostaria de ver. Uma das que mais me chamou a atenção foi "Celebration vs Cultural Apropriation". A nossa indústria sempre procurou se conectar com movimentos culturais emergentes, esquecidos ou negligenciados, mas este é um assunto de fronteiras indefinidas, que carece de atenção a diferentes sensibilidades.

Leia anterior, com Gabriel Schmitt, Co-CCO da FCB NY, jurado brasileiro representando os Estados Unidos em Direct Lions aqui.

A cobertura do Cannes Lions 2022 pelo Clubeonline tem o patrocínio de Asteroide, Canja Audio Culture, Côrtes e Companhia, Fantástica, Google Brasil, MugShot Produtora de Som, Publicis Brasil, Wunderman Thompson e Smiles.

Leia todas sobre Cannes aqui.

Cannes Lions 2022