Cannes Lions 2022

Papo com Jurados: Angerson Vieira / Direct Lions

19.06.22

Papo com os Jurados - Cannes Lions 2022

Angerson Vieira, ECD da Africa. Nosso jurado em Direct Lions.

Clubeonline - O Cannes Lions volta a ter uma configuração mais parecida com a que conhecíamos antes da pandemia. Você espera encontrar mudanças nesta edição presencial?
AV - Eu acredito muito que nada é mais enriquecedor do que discutir e trocar, sobre qualquer assunto que seja, com uma pessoa diferente de você. E acho que, presencialmente, essa discussão é muito mais valiosa, principalmente porque a gente ganha códigos mais difíceis de acessar em encontros via videocall. Me refiro ao olho no olho, a expressão corporal, às reações espontâneas. Essa troca a qual me refiro não é só verbal. E na volta do encontro presencial a gente tem de novo todo esse repertório além das palavras em todos os encontros que nos aguardam: seja num bate-papo no meio da rua, nos talks, ou nas discussões do júri.

Clubeonline - Quais expectativas para sua categoria, tanto em termos globais quanto em termos de Brasil?
AV - Direct é uma categoria de critérios muito bem definidos: campanhas que tem como target uma audiência muito bem definida que, com base em insights e dados, tem como objetivo que esse público tome algum tipo de atitude. Acho que no contexto em que vivemos, é imprescindível que tudo isso se combine em algo relevante para as pessoas. Temos bons projetos brasileiros concorrendo, como The Refugee Tree, da Africa. Globalmente, vários projetos já chamaram minha atenção, entre eles, Apologize The Rainbow, para Skittles, e iTest, para Samsung.

Clubeonline – Você acredita que o resultado de Cannes irá de alguma forma refletir mudanças que a pandemia causou no mundo e, consequentemente, na comunicação?
AV - Desde sempre, a comunicação é um reflexo da sociedade, então não tenho dúvidas de que tudo que vivemos vai imprimir nos resultados. Os olhos seguem mais apurados, mas agora principalmente, para a relevância de cada projeto. Se antes nenhum projeto devia ser oportunista, agora, ainda menos. Projetos rasos, propostas e propósitos vazios não terão mais espaço.

Clubeonline – Diversidade e inclusão, balizas na construção de uma sociedade melhor e, consequentemente, de um novo mercado de comunicação, devem ser percebidas com ainda maior ênfase nas campanhas de 2022?
AV - A diversidade e a inclusão são pautas que, ano a ano, ganham mais força. E vemos, aos pouquinhos, o discurso se tornar ações afirmativas. Acho que, a partir de agora, as marcas não devem mais falar – e sim, fazer. Para mim, essa é a evolução da pauta e como ela deve estar colocada nas campanhas que vão ganhar destaque esse ano. Mais causa, e menos case. Act, not ad.

Clubeonline: Da programação de palestras, reduzida este ano, algo chamou sua atenção?
AV - "Breaking Barriers and Building Community with Lupita Nyong'o".

Leia anterior, com Gabriel Mattar, CCO da Innocean, jurado pela Alemanha de Health & Wellness aqui.

A cobertura do Cannes Lions 2022 pelo Clubeonline tem o patrocínio de Asteroide, Canja Audio Culture, Côrtes e Companhia, Fantástica, Google Brasil, MugShot Produtora de Som, Publicis Brasil, Wunderman Thompson e Smiles.

Leia todas sobre Cannes aqui.

Cannes Lions 2022