arrow_backVoltar

Rock in Rio 2022

Natura transborda Amazônia no festival

10.08.22

A edição 2022 do Rock in Rio (RiR) terá altas doses de Amazônia. Ao menos se depender da Natura, uma das patrocinadoras do festival. Pelo segundo ano, a marca terá um espaço multissensorial de grandes proporções para levar uma mensagem atual e contemporânea para o público do evento, que acontece nos dias 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro, na Cidade do Rock (Parque Olímpico).

A Amazônia é o foco da estratégia da Natura, que pretende engajar mais pessoas na defesa da floresta, dos povos indígenas e das comunidades na região. Ela está no tema da Nave, área que brinca com os sentidos e que vai ocupar um espaço novo dentro do complexo do RiR, perto de onde funcionava a arena gamer em 2019, e em seu estande batizado de Portal, que fica próximo do palco Mundo.

Com estreia na TV aberta nesta quarta-feira, 10, à noite, a campanha “Transborde a Amazônia”, criada pela Africa, reforça essa missão. Ela traz alguns dos elementos que marcam o posicionamento da marca apresentado no festival. Um dos pontos é a diversidade. A Amazônia não é vista como uma região única, mas composta por várias “Amazônias”. Outro é a valorização da cultura local. No filme, por exemplo, o som que dá o ritmo é o carimbó.

Iniciada na edição passada do festival, a parceria entre Natura e RiR tem o propósito de mobilizar mais pessoas em torno de temas essenciais para um futuro mais sustentável. “Acreditamos que a arte, a cultura e o entretenimento acessam um campo dos sentidos e das emoções que têm um grande potencial de mobilização para as transformações que queremos ver na sociedade”, declarou Maria Paula Fonseca, diretora global da marca Natura.

Em suas palavras, a Natura entende que “a Amazônia em pé é uma chave, urgente e importante, para a construção de um mundo mais bonito”. Em todas as experiências da marca ligadas ao festival, o público poderá conhecer o universo multicultural amazônico. “A partir dessa vivência, queremos mobilizar o público a agir pela floresta em pé, fazendo escolhas que impactam positivamente no futuro do planeta”, completa.

No festival, a Nave, atração cocriada entre o Rock in Rio e a Natura, mostra uma Amazônia plural, feminina, contemporânea, ancestral e periférica. Mais de 50 artistas e ativistas entram na programação do espaço, que funciona como uma instalação audiovisual de 360 graus. Projeções, texturas, efeitos sonoros, música e performance poderão ser apreciadas pelos visitantes, que terá ainda redários, a aparelhagem do brega e a reprodução do toró (tempestades típicas da floresta tropical), além da maior aparelhagem construída pelo artesão projetista João do Som.

Localizado na Arena 3 e em construção há cerca de um mês, o espaço tem a assinatura do Coletivo Criativo Nave, que tem direção da artista visual paraense Roberta Carvalho. A cenografia é de Daniela Thomas. O argumento é da contadora de histórias acreana Karla Martins e a direção musical está a cargo da cantora e multiartista paraense Aíla.

A Nave tem capacidade de receber mil pessoas por sessão, que duram meia hora. A expectativa da marca é que haja filas para o público conhecer a atração e ser impactado pela mensagem.

Portal

Outro espaço da companhia no RiR é o Portal Natura, que traz o seguinte chamado: "Você já se imaginou sendo a extensão da natureza?”. Também no local a intenção é mexer com os sentidos.
O Portal foi concebido pelo arquiteto Marko Brajovic. “Imagens, cheiros, sons, toques e todas as dimensões sutis da percepção vão envolver o público num instrumento arquitetônico sinestésico gerador de narrativas e sensações aumentadas de simbiose”, afirma.

Lá, serão feitas projeções com três metros de altura. E o piso dará a sensação de que o visitante flutua sobre a floresta. Segundo Brajovic, trata-se de um “portal vivo que vai ser aberto com a Amazônia para nunca ser fechado”.

O conteúdo imersivo foi cocriado pelos artistas amazônicos Priscila Tapajowara, Moara Tupinambá, Lucas Mariano e Léo Chermont, com performances da artista Azuliteral e música de Liège - ambas patrocinadas pela plataforma Natura Musical.

O conteúdo ainda tem participações de Luiara Borari, Jucy Bentes, Sandrielem Vieira, Raimunda Jaty, Ananda Jaty, Nato Tupinambá. Uma fragrância exclusiva, inspirada na Amazônia, foi criada para a experiência por Veronica Kato, perfumista da Natura, em parceria com Yves Cassar, da IFF.

O espaço não terá área vip para democratizar o acesso a tudo que se criou para o lugar.

Loja

Será disponibilizada para o público uma loja da Natura no RiR, também desenvolvida pelo Atelier Marko Brajovic. As pessoas poderão experimentar os produtos da marca e conhecer mais sobre a atuação da empresa na Amazônia, onde chegou há 20 anos.

Os produtos de Natura Ekos são a prova de que é possível estabelecer um círculo virtuoso a partir de um modelo de negócio que gera renda e maior valor compartilhado para todos, contribuindo também para conservar e regenerar o meio ambiente. Descobrimos bioingredientes que, incorporados à nossa cadeia de valor, mantêm a floresta em pé e apoiam o desenvolvimento social e econômico de mais de 8 mil famílias agroextrativistas”, conta Denise Coutinho, diretora de marketing da Natura no Brasil.

Transborde

A campanha “Transborde Amazônia” vai levar para a TV, para o OOH e digital uma Amazônia ainda desconhecida pela maioria do público. A região também será pauta em diversos programas de TV na Globo e no Multishow, que fazem a transmissão oficial do Rock in Rio.

Nossa campanha e as experiências no festival são um reflexo da profunda relação da Natura com a Amazônia. Há mais de 20 anos presentes na região, nos encantamos com a riqueza, com as pessoas e com a abundância da floresta”, diz Denise.

A comunicação terá o reforço de influenciadores. Faz parte da campanha também um documentário que vai abordar música e cultura da região. Na semana do Dia da Amazônia, celebrada em 05 de setembro, entra mais uma ação, em que estará em destaque a linha Ekos, que contribui para a conservação de mais de dois milhões de hectares de floresta. Além disso, o trem do Rio e o aeroporto estarão vestidos com o tema da campanha.

Rock in Rio 2022

/