arrow_backVoltar

50ª edição

1º artista africano e negro a fotografar o Calendário Pirelli

29.06.23

A Pirelli anuncia que Prince Gyasi, que é de Gana, será o fotógrafo da edição 2024 do Calendário Pirelli.

Trata-se do primeiro artista africano e preto a assinar o projeto, que está em sua 50º edição.

O calendário anterior foi clicado pela australiana Emma Summerton, e focou nas "musas", personagens imaginárias e arquétipos, que inspiraram a fotógrafa ao longo de sua vida.

"A Pirelli sempre esteve atenta à linguagem da fotografia e sua evolução. Vemos nas fotos do jovem artista Prince Gyasi uma nova linguagem que transmite energia positiva e mensagens poderosas, que também impacta as novas gerações. Sua obra revela uma estética original e representa uma jornada rumo ao mundo de características únicas", ressalta a empresa, sobre a escolha do fotógrafo para a 50ª edição do Calendário Pirelli.

Aos 16 anos, quando ganhou um iPhone, Gyasi, que tem 28 anos, começou a explorar o universo da fotografia. Autodidata, o fotógrafo realizou trabalhos para marcas como Apple, Converse e Balmain. Seu trabalho pode ser visto na Maât Gallery (Paris) e o artista já expôs em Quioto, Cannes e Rio de Janeiro.

"Estou honrado pelo fato da Pirelli tenha me dado a oportunidade de expressar meus pensamentos, sentimentos e emoções na a edição número 50 do Calendário Pirelli. Sendo o primeiro artista africano e preto a assinar um Calendário Pirelli tive a chance de destacar algumas das pessoas que me inspiraram ao longo dos anos, da infância à vida adulta. A representatividade e a cultura são muito importantes para mim, portanto decidi que parte do projeto será realizado em meu país, Gana, algo novo na história do calendário", ressalta Gyasi.

O inglês Tim Walker fotografou um elenco completamente negro para a 45ª edição do calendário e, em 1987, o britânico Terence Donovan já havia retratado cinco mulheres negras, entre as quais Naomi Campbell.

50ª edição

/