arrow_backVoltar

Amazônia

Mostra de Sebastião Salgado chega ao Rio

19.07.22

Depois de passar por Paris, Londres, Roma e São Paulo (leia aqui), a exposição “Amazônia”, do fotógrafo Sebastião Salgado, chega ao Rio de Janeiro a partir desta terça-feira (19).

As 194 fotos da região amazônica poderão ser conferidas pelo público em uma mostra imersiva que ficará no Museu do Amanhã durante seis meses.

A exposição, idealizada e concebida por Lélia Wanick Salgado, tem a proposta de oferecer um "mergulho" no coração da floresta e convidar as pessoas a refletir sobre o futuro da biodiversidade e a necessidade de proteção dos povos indígenas.

As 194 imagens impressas procuram lembrar o quanto a vida na floresta é "impressionante", seja em uma visão aérea que traz a curva luminosa de um rio ou nos adornos utilizados pelos povos originários.

As fotografias são resultado de sete anos de expedições de Sebastião Salgado na Amazônia brasileira. Além da floresta, rios e montanhas, as imagens procuram revelar a vida em várias comunidades indígenas, como os povos Awá-Guajá, Zo'é, Suruwahá, Yawanawá, Marubo, Asháninka, Korubo, Yanomami e Macuxi.

A exposição também conta com dois espaços com projeções de fotografias, um deles exibindo paisagens florestais musicadas por “Erosão - Origem do Rio Amazonas”, de Heitor Villa-Lobos e o outro traz retratos de indígenas, ao som de uma composição de Rodolfo Stroeter. Também serão exibidos vídeos com falas de lideranças indígenas sobre a importância da Amazônia.

A estreia da mostra no Rio acontece na semana em que se celebra o Dia de Proteção às Florestas, comemorado anualmente em 17 de julho.

O patrocínio máster de "Amazônia" é da Seguradora Zurich, que também apoia o Instituto Terra, projeto de  Sebastião e Lélia Salgado, com foco na recomposição da mata nativa no Vale do Rio Doce, em Minas Gerais. A exposição também conta com cotas de patrocínio ouro da Natura e do Itaú.

Leia anterior sobre o assunto, aqui.

Serviço - Sebastião Salgado – Amazônia:

De 19 de julho a 29 de janeiro de 2022
Museu do Amanhã (Praça Mauá, 1 – Centro, Rio de Janeiro)
Terça a domingo, das 10h às 18h
Livre

Amazônia

/