arrow_backVoltar

Android de cara nova

Google muda a identidade visual de seu sistema operacional

22.08.19

O sistema operacional do Google, o Android, está com nova identidade visual e também com novo posicionamento de nomenclatura das versões que atualiza no mercado. Lançado há mais de dez anos, ele costumava receber nomes de guloseimas em ordem alfabética, como KitKat e Lollipop. Com a versão que será apresentada nas próximas semanas, o sistema operacional passa a adotar números. Por isso a atualização é chamada de Android 10.

Utilizado em telefones, tablets, carros, relógios, TVs, o sistema operacional está em mais de 2,5 bilhões de dispositivos ativos no mundo. A ideia para a nova versão era tornar a marca mais inclusiva. A mudança na decisão de batizar os novos Androids com números levou em consideração a facilidade de ele ser reconhecido globalmente. Nem sempre, em função dos idiomas, o nome era assimilado bem, caso do Lollipop - a letra “l”, por exemplo, é lida de outra forma em japonês.

O desenho do logo se inspira no robô Android, que faz parte dos ícones do Google. Ele passa a ter um lugar especial junto à marca. As fontes deixam de ser na cor verde para aparecer preto. Segundo Sameer Samat, vice-presidente de gestão de produto para Android, em texto publicado no blog do Google, “o verde era difícil de ler, especialmente para usuários com comprometimento da visão”. Também foi criado um conjunto de combinações de cores para melhorar o contraste.

A marca Android passou por diversas mudanças ao longo do tempo. Uma das mais notórias foi em 2014, quando ganhou um tom de verde mais escuro. Confira mais no vídeo.

Android de cara nova

Google muda a identidade visual de seu sistema operacional

/