arrow_backVoltar

Ao gosto do criador de conteúdo

Sony lança TVs com foco na experiência do fã de streaming e games

17.10.19

Atenta ao crescente interesse das pessoas por entretenimento impulsionado por plataformas de streaming e de games, a Sony lança dois modelos de TV premium que prometem “reproduzir a real intenção dos criadores de conteúdo”. A fabricante japonesa buscou inspiração em seus produtos de cinema e broadcast para empregar tecnologias que ampliam a qualidade das imagens e do áudio nos novos integrantes da linha XBR, integrante da TVs Master Series: XBR A9G e XBR Z9G, que tem resolução 8k.

Sabemos que o maior desejo dos criadores de conteúdo é transmitir imagens mais fiéis ao que foi capturado no set de gravação, apresentando detalhes que possam realmente emocionar o consumidor. Temos orgulho em trazer uma linha que traz realismo, emoção, imaginação e beleza como nunca vistas antes dentro dos lares brasileiros”, declarou Kenichiro Hibi, presidente da Sony Brasil, que fez o lançamento das TVs no Theatro Net, em São Paulo, nesta quinta-feira, 17.

Ele lembrou que a Sony vem implementando inovações no mercado há sete décadas. A primeira TV colorida, lançada em 1968, é da marca. Em 2005, a Sony apresentou os primeiros produtos em HD. E em 2012, os primeiros com resolução 4k. E, três anos depois, a marca introduziu no país um modelo com Android TV.

Desta vez, o foco está em oferecer inovação para aprimorar a experiência do consumidor assíduo de filmes, séries e jogos e com resolução máxima. “Fizemos 47 anos de Brasil nesta semana. É muita alegria trazer a melhor tecnologia japonesa para o país. Mas queremos marcar a Sony como sendo uma companhia de entretenimento”, disse Hibi, que veio do Japão e está há um ano e meio no país.

Um dos recursos implantados é o Netflix Calibrated Mode, resultado de uma parceria entre Sony e Netflix. Isso significa que as novas TVs exibem o conteúdo exatamente como foi captado. A série Dark, por exemplo, surge mais escura do que o visto até mesmo em TVs 4k, mas com absoluta nitidez na tela dos aparelhos recém-lançados da linha XBR.

Queríamos oferecer uma experiência conforme os diretores e criadores de conteúdo desejavam. Nós realmente precisamos trabalhar muito próximos aos fabricantes de TV para entregar esse benefício”, ressaltou, em comunicado, Scott Miller, vice-presidente do ecossistema de parceria de produtos da Netflix.

Para tornar a experiência com produções cinematográficas mais real, engenheiros e diretores da Sony Picture Entertainment agregaram aos lançamentos a calibração perfeita para esse tipo de conteúdo. Ajustes também foram feitos para a TV aberta - por sinal, os modelos também já contam com Globoplay embarcado. A Playstation, por sua vez, colaborou com o aperfeiçoamento de calibrações para tornar a experiência com os jogos mais vívida. Tudo isso é facilmente acessível através dos modos de imagem nas configurações da TV.

A Sony criou o conceito Sound-from-Picture Reality. Ele procura reproduzir o que se passa em uma sala de cinema, onde potentes alto-falantes posicionados atrás da tela de projeção geram a maior parte do áudio. Com essa tecnologia, as novas TVs são capazes de reproduzir o som direto da tela da TV. Dessa maneira, o áudio pode ser sincronizado ao movimento da imagem trazendo uma experiência mais natural e imersiva.

Para Walter Sinohara, head de marketing de TV da Sony Brasil, o 4k já virou uma realidade no Brasil. De 2017 para 2018, o crescimento das vendas de equipamentos com essa tecnologia foi de 130%. Segundo ele, no ano passado, de todas as vendas de TV no Brasil, as telas 4k respondiam por 23%. “Em 2019, esse índice deve ser de 40%”, ressaltou. “A Sony está se preparando para a próxima etapa”, acrescentou, referindo-se à resolução 8k. Uma pergunta que se faz é se haverá conteúdo para tamanha qualidade. A informação é que canais como a Globo já estão captando imagens nessa resolução. O Carnaval de 2018 e de 2019 já contaram com imagens 8k.

Assistente de voz

A fabricante também está de olho na expansão dos serviços de voz que chegam às TVs no Brasil. Os dois modelos são compatíveis com o Google Assistente, o que permite controlar o seu sistema de automação ou outros dispositivos preparados para o Google Home, direto da TV. Tanto o XBR Z9G quanto o XBR A9G tem a tecnologia hands-free, que, por meio de um microfone integrado, permite controlar a TV com a voz sem a necessidade do controle remoto. A linha também está preparada para o Alexa, sistema de voz da Amazon.

XBR Z9G

É o primeiro modelo 8K HDR da marca a desembarcar no Brasil. Com cerca de 32 milhões de pixels em uma tela de 85”, as imagens em 8K preenchem o campo de visão com profundidade e textura extraordinárias. Para atender os altos padrões de qualidade da resolução 8K, a TV traz o processamento 8K X-Reality PRO, que trabalha analisando e aprimorando cada cena para garantir detalhes perfeitos, independente da resolução original do conteúdo.

Outro diferencial é o processador X1 Ultimate, que atua como uma placa de vídeo na TV e garante a máxima qualidade de imagem e desempenho com uma paleta de cores de 14bits. É o principal responsável por melhorar o conteúdo para que o consumidor possa aproveitar ao máximo todas as tecnologias do painel desse modelo.

XBR A9G

É uma evolução da linha de TVs OLED da Sony. O lançamento chega ao mercado em uma tela de 65”. Composta por 8 milhões de pixels autoiluminados, a TV apresenta a tecnologia Pixel Contrast Booster, que, em conjunto com o painel OLED, traz imagens com muito mais realismo proporcionando um preto profundo e cores mais naturais. Também vem com o processador X1 Ultimate.

Pré-venda e campanha

Os dois modelos entraram em pré-venda nesta terça-feira no e-commerce da Sony e na Fast Shop. A XBR A9G tem valor estipulado em R$ 19.299,99. E a XBR Z9G, R$ 89.999,99. A agência digital Zoly é a responsável pela campanha das TVs que ficará restrita à internet, com foco nas redes sociais. Além disso, a marca exibirá no Theatro Net vídeos institucionais, criados pela Lampião, sobre as novidades das TVs Master Series.

Ao gosto do criador de conteúdo

Sony lança TVs com foco na experiência do fã de streaming e games

/