Aprender

YouTube lança hub voltado para conhecimento

15.07.20

Um hub que agrega conteúdos que permitem a exploração de diferentes áreas do conhecimento é a novidade do YouTube no Brasil. A seção Aprender, lançada nesta quarta-feira, 15, traz playlists com vídeos que falam sobre biologia, educação financeira, experiências e DIY, o "faça você mesmo”.

Aprender tem uma curadoria que mistura filtros algorítmicos e seleção humana. Além disso, algumas playlists foram criadas por parceiros, como a Fundação Lemann, responsável pelo canal YouTube Edu junto com o YouTube Brasil. O hub já foi lançado em inglês, italiano, francês, coreano, espanhol e japonês. Outros idiomas serão disponibilizados em breve.

No computador, o hub pode ser acessado pelo menu lateral esquerdo, na seção Mais no YouTube ou diretamente pelo link youtube.com/learning. Na versão mobile, ele pode ser encontrado pelo botão Aprender, na guia Explorar.

Essa nova seção do YouTube apresenta uma série de vídeos em diferentes áreas de conhecimento: desde conteúdo mais acadêmico como matemática, física ou gramática vindo dos canais do YouTube Edu, passando por assuntos ligados à carreira e ao desenvolvimento pessoal, até temas de interesse mais amplo como artes e literatura”, explica Clarissa Orberg, gerente de parcerias estratégicas do YouTube para educação.

O principal objetivo da nova área, segundo Clarissa, é apresentar uma gama diversa de criadores de conteúdo que compartilham seus conhecimentos e suas expertise. Desse modo, usuários do YouTube podem descobrir e explorar mais facilmente novos campos de interesses.

Ensino em casa

Com a quarentena, a média de visualizações diárias de vídeos com "ensino em casa" no título aumentou mais de 120% mundialmente desde março de 2020, em comparação ao resto do ano, revela o YouTube. Outra tendência global que se reflete no Brasil é o sucesso dos vídeos “estude comigo”. São produções em que os criadores deixam a câmera ligada enquanto fazem suas atividades acadêmicas, oferecendo uma companhia virtual a outros estudantes.

Um dos vídeos mais assistidos no Brasil, da criadora Roberta Frossard, já soma mais de 240 mil views. Desde 15 de março de 2020, a visualização diária de vídeos no Brasil com "study with me” ou "estude comigo" no título cresceu 85% em relação ao restante do ano.

No Brasil, uma pesquisa de 2018 mostrou que 9 entre 10 pessoas acessam o YouTube para obter conhecimento, seja para desenvolver habilidades profissionais (87%), aprender pequenos consertos para casa (93%) ou conferir dicas de esporte (73%).

YouTube Edu

Outro espaço dedicado à educação é o canal YouTube Edu. Lançado em 2013, ele oferece conteúdos guiados pela Base Nacional Curricular e curados pelaFundação Lemann. Ao longo dos anos, mais de 450 canais passaram por um rigoroso processo de avaliação e foram  aprovados para fazer parte do projeto. Juntos, esses canais superam 70 milhões de inscritos. No período do Enem de 2019, mais de 20 milhões de usuários estudaram por meio dos vídeos disponíveis no YouTube Edu.

Aprender