Black Friday 2020

Globo fecha as 4 cotas másters

06.11.20

Americanas, Magazine Luiza, Via Varejo e Tim fecharam as quatro cotas másters da Black Friday da Globo. Também aderiram ao super pacote criado pela empresa Oi e Renner, que garantiram o espaço com as cotas Black. As primeiras veiculações começaram no início deste mês, com campanhas no break e ações de conteúdo na TV aberta, na TV por assinatura e nas plataformas digitais.

Apresentado em agosto, o projeto multisserviço da Globo - que foi chamado de “Muito Além da Black Friday” - foi o primeiro grande pacote comercial feito depois da unificação do portfólio do grupo (relembre aqui). Com isso, as entregas se estendem a todas as plataformas, reunindo mais de 90 milhões de usuários, ao todo. Há diversos formatos para atender às demandas dos anunciantes. No caso de ações voltadas para o mercado nacional, foram criadas as cotas Master e Black (leia mais sobre a apresentação aqui).

Desde o dia 1º, o GShop, vitrine na Globo.com, permite que os consumidores tenham acesso às ofertas das marcas patrocinadoras. “É um ambiente seguro em que as marcas podem se conectar com um público qualificado, aumentando a eficiência das comunicações. E conforme previsto no projeto, com a proximidade da data, aumentaremos sim a frequência de veiculação das ações, com foco no grande dia, 27 de novembro”, diz Manzar Feres, diretora comercial da Globo.

No projeto comercial da Black Friday, inteligência de dados tem um papel fundamental. “Sempre com foco no objetivo do cliente, iremos investir no aprendizado contínuo, a partir dos resultados de cada entrega, para otimizar e aumentar a eficiência das estratégias de comunicação e negócios dos clientes. Para isso, nosso time estará à disposição para monitorar, entender e metrificar as campanhas, permitindo ajustes sempre que necessário”, conta Manzar.

O trabalho é realizado junto com os anunciantes e suas agências, com soluções que vão da prospecção à conversão e serviços de inteligência desenvolvidos para atender dois objetivos principais: acompanhar os resultados e compartilhar as métricas, gerando insights e garantindo o conhecimento do consumidor em todo processo.

No ano passado, o Magazine Luiza apresentou a "Black das Blacks", live idealizada pela Ogilvy e que teve participação de Ludmilla, Pabllo Vittar, Leo Santana, Simone & Simaria, Whindersson Nunes, Rodrigo Sant’Anna e Marcelo Adnet, nas plataformas do Grupo Globo, integrando Multishow, VIU Hub, TV Globo, Globo.com e outros canais Globosat (veja abaixo os melhores momentos da apresentação). Nos bastidores fala-se que a varejista estaria planejando nova versão do show, com mais atrações. Globo e Magazine Luiza não responderam às questões sobre isso enviadas pelo Clubeonline.

Sobre as expectativas para a data, Manzar repete o que se falou na apresentação do pacote. “Sem dúvida, podemos dizer que essa será a maior Black Friday que já preparamos para o mercado. Na edição anterior, tivemos ações de destaque, como o direcionamento dos consumidores da TV para a URL da Black Friday Globo a partir da leitura de QR Code, algo que ainda não era tão habitual para a maioria dos brasileiros. Os resultados comprovaram ser possível investir em ações de conversão também na TV e esse é um dos aprendizados que trouxemos para 2020, com mais formatos para oferecer a melhor experiência de compra para todos os consumidores”, afirma.

Segundo ela, a conversão ganhará ainda mais força com o inédito caráter multisserviço do projeto. Para Manzar, o investimento feito pela Globo é do tamanho da data no Brasil, principalmente em um ano tão atípico como 2020.

A maior da história

Esta Black Friday está sendo tratada como a maior de sua história no país por veículos, plataformas, varejistas e marcas, que esperam recuperar o que não conseguiram fazer no primeiro semestre - confira aqui os preparativos de algumas empresas para a data, conforme apuração feita pelo Clubeonline. Depois de todos estes meses de pandemia, o mercado calcula que os consumidores devem ir às compras com afinco. Outra expectativa é que seja uma Black Friday bastante digital.

Black Friday 2020