arrow_backVoltar

Cannes Lions 2022

Os brasileiros do shortlist jury

13.05.22

A organização do Cannes Lions definiu os profissionais que integram o júri de shortlist, que irão fazer uma análise prévia de trabalhos em categorias que têm muitas inscrições. São oito brasileiros indicados para essa etapa.

Em 2021, só um brasileiro fez parte do shortlist jury (leia mais aqui nesta reportagem, que também explica a razão da formação de um júri para apontar trabalhos semifinalistas).

A relação de jurados brasileiros para analisar o shortlist é majoritariamente negra. Simon Cook, CEO do festival, informou, na resposta à carta pública assinada pelo coletivo Papel & Caneta – que critica a falta de profissionais negros entre os jurados do Brasil –, que a organização iria garantir na seleção do shortlist juryuma melhor representatividade globalmente – e no nível local, principalmente no Brasil”.

Na escolha dos jurados pelo Brasil, que farão o julgamento de peças em Cannes, foram definidos 23 nomes. Apenas um deles é de um profissional negro. O CEO do festival afirmou, na resposta, que a organização irá revisar os critérios para a composição dos júris, ampliando a transparência sobre a representatividade.

Entre os profissionais brasileiros escolhidos para o shortlist jury está Joana Mendes, presidente do Clube de Criação.

Confira a lista mais abaixo.

Falta de diversidade em 2021

No ano passado, a organização também prometeu ser mais comprometida depois que uma acusação de falta de representatividade e transparência se tornou pública. Cannes se desculpou pelas redes sociais por erros cometidos em um processo de definição de co-reitores do programa de aprendizagem Roger Hatchuel Academy, que, durante o festival, prepara jovens criativos a desenvolver suas carreiras na indústria.

O pedido de desculpas veio depois que um profissional de Londres, que tinha sido o único co-reitor negro do programa, ter se manifestado por meio do Twitter e do Medium. Antes de ser desligado da Roger Hatchuel Academy, segundo contou, tinha avisado à organização que só havia profissionais brancos entre os co-reitores e apresentou uma lista de nomes com possíveis substitutos para seu posto. Todos de publicitários não-brancos. Ele foi desligado, sua sugestão não foi acatada, ele questionou a decisão e a falta de transparência do processo e resolver contar toda a história após “três meses de silêncio” por parte do Cannes Lions.

Jurados brasileiros do shortlist

Brand Experience & Activation
Dilma Campos
CEO
Outra Praia
BRAZIL

Entertainment
Patrícia Moura
Head of Content
GUT
BRAZIL

Industry Craft
Ariane Polvani
Creative Director
Wieden+Kennedy
BRAZIL

Media
Gabriela Rodrigues
Head of Culture and Impact
Soko
BRAZIL

Mobile
Heloisa Santana
President
AMPRO
BRAZIL

Daniel Ottoni
Chief Creative Officer
TracyLocke Brasil DDB
BRAZIL

Print & Publishing
Joana Mendes
President
Clube de Criação
BRAZIL

Social & Influencer
Felipe de Souza Silva
Partner & Chief Creative Officer
GANA
BRAZIL

Cannes Lions 2022

/