Cannes Lions 2015 – Palestra

A (atormentadora) mensagem relâmpago do Facebook

23.06.15

As apresentações de keynotes no Palais des Festivals, no Cannes Lions, duram, em média, 45 minutos. E, normalmente, há muita fila - e tempo de espera - para quem quer assistir às mais disputadas.

Nesta terça-feira, 23, houve muita fila e tempo de espera, como habitual, mas um dos mais esperados keynotes do dia dispensou os 45 minutos que a ele foram destinados.

Falou por apenas 25 minutos e deixou entre os criativos uma mensagem que tem batido à porta de agências com frequência: mobile first, mobile always.

Chris Cox, global chief product officer do Facebook, pisou sereno no palco e mostrou de que forma a nossa comunicação interpessoal tem percorrido o caminho das “imagens estáticas” para a os “vídeos”.

Até aí, nenhum segredo.

Basta observar a própria timeline do Facebook, o crescimento exponencial do Periscope e a explosão do Snapchat, o app normalmente incompreendido por quem tem mais de 30 anos. É vídeo para todo lado, de todos os tamanhos e formatos, para todos os públicos. De viagens a palestras. De restaurantes a shows. Tudo é registrado e compartilhado em movimento.

Produzidos com facilidade por centenas de apps embarcados em nossos dispositivos móveis, os vídeos têm dado o tom às redes sociais e se tornado linguagem universal. Exemplos de como fazê-los e editá-los com poucos toques na tela não faltam.

Para Cox, alguns dos melhores projetos atualmente são o japonês My Idol e a câmera de realidade virtual Bubli.

Ambos permitem a transferência da nossa experiência em um determinado momento para as redes sociais através dos smartphones.

O Facebook, diz o executivo, trabalha para cada vez mais integrar essas experiências à timeline, facilitando o compartilhamento e criando formas de visualização esteticamente interessantes.

“É importante notar que todo esse movimento é liderado pelos próprios usuários que são impulsionados por essas ferramentas de tecnologia”, analisa Cox.

E as marcas?

“Bem, ainda não tenho exemplo de alguma que esteja proporcionando essas experiências, mas as oportunidades estão todas aí, nas nossas mãos”, finaliza. Literalmente.

Clubeonline está no Cannes Lions e Cannes Health 2015. A cobertura é um oferecimento de A Voz do Brasil; Barry Company; Conspiração Filmes; DPZ&T; Estúdio Angels; FCB Brasil; Getty Images do Brasil; Hungryman; JWT; LBTM; Lucha Libre Audio; Miami ad School/ESPM; Movie&Art; Mullen Lowe Brasil; Paranoid; Piloto TV; Popcorn Filmes e Y&R Brasil, com apoio da Publicis.

Cannes Lions 2015 – Palestra