Cannes Lions 2015 – Palestra

Criativos latinos no palco do Palais

26.06.15

A criatividade latino-americana foi tema de palestra no Cannes Lions na tarde desta sexta-feira, 26.

Organizado pela FCB Brasil, o painel contou com Pablo Rodriguez, presidente da World Markets Latam;  José Miguel Sokoloff, presidente do Mullen Lowe Group na Colômbia; e Joanna Monteiro, VP de criação da FCB Brasil, além de mediação de Laurel Wentz, editora do Advertising Age para mercados internacionais.

Questionados sobre qual seria a fonte da criatividade latina, todos foram unânimes ao responder que as dificuldades sociais e políticas inerentes à região sempre influenciaram os processos criativos dos latinos.

“Temos desafios sociais gigantescos e andamos devagar para solucionar esses problemas. A publicidade atua nesse contexto e a criatividade como um motor propulsor que ajuda marcas a crescerem em cenários tão adversos”, analisou Rodriguez, cuja base é a Argentina.

Para Sokoloff, além dos problemas sociais e políticos, há no continente latino-americano os obstáculos econômicos. “Isso impõe à criatividade um papel ainda maior”, disse.

A brasileira Joanna Monteiro fez coro aos colegas. “Isso faz com que nossa propaganda tenha consistência. Além disso, temos incorporado tecnologia aos nossos projetos, que ganham cada vez mais potencial de aplicabilidade em qualquer lugar do mundo, pois ajudam a resolver problemas globais”, enfatizou.

Para ilustrar, Joanna mostrou vídeos de dois projetos assinados pela FCB Brasil para Nivea: Anúncio Protetor, GP de Mobile em 2014, e Nível Doll, que vem se destacando nesta edição do Cannes Lions. “São soluções para problemas reais”, completou.

Sobre as características que fazem dos latinos reconhecidamente criativos ao redor do mundo, Joanna apontou: “Somos muito emocionais, criamos conexões muito fortes com as pessoas. Acho que isso torna nosso processo criativo mais fluido”, finalizou.

Clubeonline está no Cannes Lions e Cannes Health 2015. A cobertura é um oferecimento de A Voz do Brasil; Barry Company; Conspiração Filmes; DPZ&T; Estúdio Angels; FCB Brasil; Getty Images do Brasil; Hungryman; JWT; LBTM; Lucha Libre Audio; Miami ad School/ESPM; Movie&Art; Mullen Lowe Brasil; Paranoid; Piloto TV; Popcorn Filmes e Y&R Brasil, com apoio da Publicis Brasil.

Cannes Lions 2015 – Palestra