Cannes Lions 2015 – Rui

Você é um torturador?

26.06.15

Esta quinta-feira foi meu dia no Inovation Lions. Agora numa versão própria, com credencial própria e 3 palcos: The Inspiration Stage, The Discovery Stage, The Experience Stage. Me senti no SXSW só que com vista para o mar da Riviera. E este dia maravilhosos de sol começou com Chuck Porter's Philosophies.

E o q ue vi? O transformador case da Domino's Pizza. Porter, que nem precisa ser apresentado, convidou a eloquente Vice Presidente de Advertising e o não menos falante Chief Digital da Domino's para mostrar como, de uma empresa de serviços standartizada, a pizzaria foi considerada Technological Company pela JP Morgan Analyst.

E sabe como a Domino's conseguiu? Além de melhorar e incrementar o seu cardápio, renovaram toda a forma de se relacionar com o consumidor. A Domino's fez acordo com a Samsung e com a Ford para que os consumidores dessas marcas possam pedir pizza enquanto assistem a um programa da TV ou antes mesmo de chegar em casa através do painel do carro.

A Domino's entendeu o comportamento e a jornada do seu consumidor, ouviu seus desejos e queixas, viu os dados que eles deixavam na internet e foi mudando. Sempre.

Na sequência, vi uma palestra da Everything sobre Internet of Things, IoT, que nos apresentou um cenário em que já podemos falar em Product Relationship Manager. Isto é, produtos que, através de uma conexão mobile, podem passar informacões e conteúdos de marca, podem acumular dados de comportamento e interagir com o consumidor no seu dia a dia.

Sem qualquer minuto de intervalo, entrou a Oracle que trouxe para o palco Omar Tawakol, Oracle Data Cloud, que apresentou a fantástica palestra Re-Defining the 'Big Idea'- how data is transforming creativity and marketing. Logo nos primeiros charts veio a provocação: Are Machine Taking Over?  Onde ele afirma que a melhor criação, a campanha mais transformadora, sairá daqueles que souberem olhar para os dados fornecidos pelos consumidores.

Pois é. Junte agora esta provoccão com a próxima feita pela DIGITASLBi, uma agência de marketing e de tecnologia. Sente só: eles afirmaram que os marketeiros e publicitários são torurtadores de dados. Por quê? Porque nos recusamos a ver o que já está na nossa frente. Os dados coletados das mais diferentes formas mostram o que o consumidor quer, onde o consumidor quer e até o que o consumidor gostaria de ouvir.

Segundo os palestrantes, as agências e anunciantes ainda resistem , "torturam e distorcem" as informações para que combinem com o que é decidido nas salas de reuniões.

É... Eles não estavam falando da Domino's Pizza.

Estavam falando de você?

Rui Piranda - diretor de criação da FCB, colaborando mais uma vez com o Clubeonline.

Leia seu texto anterior aqui.

Clubeonline está no Cannes Lions e Cannes Health 2015. A cobertura é um oferecimento de A Voz do Brasil; Barry Company; Conspiração Filmes; DPZ&T; Estúdio Angels; FCB Brasil; Getty Images do Brasil; Hungryman; JWT; LBTM; Lucha Libre Audio; Miami ad School/ESPM; Movie&Art; Mullen Lowe Brasil; Paranoid; Piloto TV; Popcorn Filmes e Y&R Brasil, com apoio da Publicis.

Cannes Lions 2015 – Rui