Cannes Lions 2015 – Rui

Data is a new source of creativity (Rui Piranda)

23.06.15

Data is a new source of creativity.

Data is a new midia.

Data is ____________ (complete, por favor).

Nesta segunda-feira, no Forum de Cannes foi o dia de Brands & Entertainment.

Começou com a Nielsen compartilhando dados que comprovam que a música certa pode aumentar a percepção da marca em criatividade, emoção, empatia e até na compreensão da informação.

Depois foi a vez da mais do que interessante palestra sobre os estudos dos arquétipos de Jung para a escolha da música certa para a marca.

Teve também o radical Forum com o Damian Kulash, Singer Lead da banda OK Go.

Ele falou que já fez até co-criação com agência de propaganda para produzir o filme da Chevy em que a grande presença do carro passa longe do merchandising.

Na seqüência, Damian (que lotou a plateia) afirmou que se misturar ao conteúdo é a única maneira das marcas se comunicarem com jovens.

Aí veio o Twiter falando sobre o "power of #now". Isso: now. Porque se deixar pra depois, perdeu. Chris Moody, vice presidente of data strategy do Twiter não pegou leve.

Falou dos milhões de tweets sobre assuntos cotidianos que vão desde o prosaico café da manhã (com meio milhão de tweets) até moda e música, com mais de 3 milhões (cada). Diários! Quer falar com o jovem? Então tem que marcar presença no momento certo. E aí vieram a Dentsu, Razorfish, Contagious e toma de Data isso, Data aquilo.

Eu sempre acreditei no poder da comunicação one to one. Sempre acreditei no Keep in Touch. Pois bem, este é o momento de usar cultura e Data para fazer parte e diferença na vida das pessoas. E o trecho da ópera? O que tem a ver com tudo isso?

Bem, Ali Johnson, Global Head of Music da Audio Network afirma que certas músicas, que fazem parte da nossa cultura há mais de 400 anos, merecem ser revisitadas, reeditadas e ganhar mais espaço no mundo das marcas.

Eu adorei ver este dia intenso ser marcado pela ópera de Madame Butterfly em pleno Palais de Cannes. Quer saber? A platéia adorou! Foi inusitado ver o solo de Samantha Martan e perceber, pela intensidade das palmas, que Ali Johnson tem razão em acreditar no seu projeto.

Data is... Better (with opera).

{veja o vídeo}

Rui Piranda - diretor de criação da FCB, colaborando mais uma vez com o Clubeonline.

Leia seu texto anterior aqui.

Clubeonline está no Cannes Lions e Cannes Health 2015. A cobertura é um oferecimento de A Voz do Brasil; Barry Company; Conspiração Filmes; DPZ&T; Estúdio Angels; FCB Brasil; Getty Images do Brasil; Hungryman; JWT; LBTM; Lucha Libre Audio; Miami ad School/ESPM; Movie&Art; Mullen Lowe Brasil; Paranoid; Piloto TV; Popcorn Filmes e Y&R Brasil, com apoio da Publicis.

Cannes Lions 2015 – Rui