Cannes Lions 2016

Iggy Pop: "O público é meu Deus"

22.06.16

Pela décima vez a Grey organizou seu painel dedicado à música. E a estrela do seminário foi Iggy Pop, entrevistado por Nils Leonard, chairman e CCO da Grey London. Os dois se apresentaram sem camisa debaixo do blazer. O cantor e vocalista da banda The Stooges divertiu muito a plateia e disse ser "fascinado" por publicidade, embora tenha revelado, entre risos, que 'pula' muitos anúncios. Entre eles, os de cervejas da AB-Inbev. Do que gosta de ver? "Eu sou mais a campanha de Carls' Jr com aquela loira num biquíni. Além disso, o hambúrguer é barato", afirmou, fazendo o público gargalhar. O filme em questão é "Au naturel", da 72andSunny, com Charlotte McKinney, que foi exibido no Super Bowl 2015.

Uma das primeiras experiências de Iggy Pop com a publicidade foi aos 22 anos, quando uma gravação sua foi usada em spots de uma pista de automobilismo em Michigan. No primeiro momento, não reconheceu que era o seu trabalho que estava como base do spot. Apenas 30 anos depois ele percebeu que nunca tinha recebido pelo uso de sua voz. "Naquela época, ninguém me avisou que eu deveria cobrar”, disse, rindo muito.

Amante dos palcos, o músico declarou ainda: "o público é meu Deus". E deu seu recado para o mercado. Na publicidade, o consumidor também é Deus. Em seguida, brincou, chamando os publicitários de "voodoo priests". "Vocês, 'admen', têm de convencer o cliente a comprar", acrescentou. O ícone punk fez um exercício de como seria uma campanha para vender carros. Em meio a palavrões, ele encerrou a mensagem com um gutural "buy it". O público veio abaixo.

Iggy Pop, uma figura que foge dos padrões, disparou comentários irônicos e risonhos sobre os mais variados assuntos, de drogas ao envelhecimento. Disse não ter muita certeza se as pessoas estão no espírito de se sentirem chocadas, de ter emoções. E ponderou que se sabe mais sobre os outros, porém de modo muito superficial - e isso foi amplificado pelos devices móveis. Também comentou que há muitos psicopatas no mundo - e nessa hora fez referência ao recente ataque a uma boate em Orlando, no qual morreram cerca de 50 pessoas. "Temos que dar amor paras as pessoas. Isso precisa vir de dentro, seja em um filme, uma propaganda. Tem de ser algo que mostre o seu desejo como ser humano. Se não for assim isso não vai fazer muito sentido neste novo mundo”, explicou.

No final, mostrou-se como Iggy Pop. Tirou a jaqueta e ficou de peito nu para a plateia.

Cannes Lions 2016